Prefeitura prepara 165 mil mudas de café para repasse aos produtores

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 28/11/2024
Apucarana voltou a figurar no top 5 dos municípios que tem maior área plantada de café no Paraná

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, apresentou um balanço da entrega de mudas de café para produtores rurais do município ao longo deste ano. De janeiro a novembro foram distribuídas 185 mil mudas. Agora, outras 165 mil, IPR 100, IPR 106 e IPR 107, estão em fase final de formação no horto municipal.

“Parte delas será entregue para nossos cafeicultores ainda neste ano e o restante no início de 2025”, informa o secretário municipal da Agricultura, Gerson Canuto.

📰 LEIA MAIS: Troca de recicláveis por alimentos realiza 56 mil atendimentos

O prefeito Junior da Femac destaca que Apucarana voltou a figurar no top 5 dos municípios que tem maior área plantada de café no Paraná e também é destaque com premiações na qualidade do café.

“A cafeicultura faz parte da identidade cultural do município e a prefeitura não mede esforços para que o cafeicultor continue na atividade. Entre as ações de apoio da administração municipal está a distribuição de mudas a preço subsidiado, repasse de um caminhão, um trator e máquinas para uso coletivo, como uma plantadeira e uma colheitadeira”, exemplifica Junior da Femac.

O secretário Canuto explica que as sementes são selecionadas e as mudas são certificadas pelo Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). Ele avalia que a produção e entrega das mudas estão contribuindo não só para o aumento da produtividade e da rentabilidade nas pequenas propriedades, bem como para permanente melhoria da qualidade do café que é produzido em Apucarana.

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

O engenheiro agrônomo, André Maller, da Secretaria de Agricultura, informa que as mudas são formadas a partir de sementes de viveiros certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Todo o processo de produção tem duração de seis meses, abrangendo a germinação, adubação, transplantio para os tubetes, colocação de sombrites e aclimatação das mudas antes da entrega aos produtores”, explica Maller.