Audiência pública sobre o Dia da Hemofilia é realizada em Apucarana

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 17/04/2024
Audiência pública sobre o Dia da Hemofilia é realizada em Apucarana

A Câmara Municipal de Apucarana (PR) sediou nesta terça-feira (16), audiência pública sobre o Dia Mundial da Hemofilia. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia (Abraphem).

- LEIA MAIS: Hemofilia é tema de audiência pública em Apucarana

A administradora apucaranense Indianara Ramos Galhardo, vice-presidente e cofundadora da associação afirma que tratar o assunto joga luz a essa causa.

“Há 11 anos, quando recebemos o diagnóstico do meu filho, eu não fazia ideia de como lidar com isso, e hoje estamos aqui fazendo essa audiência pública”

Ela é mãe do estudante Théo, de 12 anos, que tem Hemofilia A (grave) e relata a importância da rede de apoio que existe hoje.

“A gente precisa que as pessoas conheçam e se informem para que as famílias não tenham medo e que possam ter a sua liberdade para que nossos filhos possam viver, ir à escola e vivermos a vida sem medo”, destaca.

Além de Indianara, estiveram presentes Fausto Celso Trigo, diretor do Hemocentro Regional de Londrina; Nayra Romario Psicóloga; Mario Yoshiuki Utiamada, médico pediatra e pessoa com Hemofilia, dentre outros profissionais convidados, pessoas com hemofilia e familiares.

O vereador Moisés Tavares (PP) também esteve presente. Ele é autor do Projeto de Lei nº 34 de 2024, aprovado em primeiro turno de votação na última sessão ordinária realizada no dia 8 de abril, na Câmara de Apucarana. O projeto trata-se da lei "Arthur Gabriel Vieira Borges", que inclui no calendário oficial de eventos de Apucarana o "Dia Municipal de Conscientização da Hemofilia", a ser lembrado todos os anos no dia 17 de abril.

Sobre a  Hemofilia

A hemofilia é um distúrbio genético raro que afeta a coagulação do sangue. Geralmente, é mais comum em homens e ocorre devido à deficiência ou ausência de proteínas de coagulação no sangue, o que pode resultar em hemorragias prolongadas e frequentes, tanto internas quanto externas.

Existem dois tipos principais: hemofilia A, causada pela deficiência do fator VIII de coagulação, e hemofilia B, causada pela deficiência do fator IX. O tratamento envolve a reposição desses fatores de coagulação e o gerenciamento cuidadoso das atividades diárias para evitar lesões que possam levar a sangramentos.