A Câmara de Apucarana sedia audiência pública, nesta terça-feira (16), a partir das 19 horas, sobre o Dia Mundial da Hemofilia, promovida pela Associação Brasileira de Pessoas com Hemofilia (Abraphem). À frente da organização da audiência está a administradora apucaranense Indianara Ramos Galhardo, vice-presidente e cofundadora da associação. Ela, que cursa Serviço Social, é mãe do estudante Théo, de 12 anos, que tem Hemofilia A (grave).
-LEIA MAIS: Papa oficializa Nossa Senhora de Lourdes como padroeira da Diocese
Para Indianara, a audiência é um passo muito importante para a causa da Hemofilia, não somente em Apucarana, mas para toda a região. “Para nós da Abraphem é de extrema importância contar com o apoio da Câmara Municipal de Apucarana, cidade que abriga nosso escritório, e saber que temos governantes que estão dispostos a trabalhar conosco para trazer conscientização sobre uma doença que é rara, genética e sem cura.É uma oportunidade ímpar poder trazer luz para um tema que tanto precisa ser discutido, compreendido e defendido”, enfatiza.
Além de Indianara, estarão presentes Fausto Celso Trigo, diretor do Hemocentro Regional de Londrina; Nayra Romario Psicóloga; Mario Yoshiuki Utiamada, médico pediatra e pessoa com Hemofilia, dentre outros profissionais convidados, pessoas com hemofilia e familiares.
Também fará parte da audiência o vereador Moisés Tavares (PP), que é autor do Projeto de Lei nº 34 de 2024, aprovado em primeiro turno de votação na última sessão ordinária realizada no dia 8 de abril, na Câmara de Apucarana. O projeto trata-se da lei "Arthur Gabriel Vieira Borges", que inclui no calendário oficial de eventos de Apucarana o "Dia Municipal de Conscientização da Hemofilia", a ser lembrado todos os anos no dia 17 de abril.
“A Abraphem é uma grande parceira nossa, e desde o ano passado, quando a entidade inaugurou sua sede em nosso município, mantivemos um contato próximo. Estive na cerimônia de abertura e inauguração, e conheci o espaço onde a associação atua em Apucarana. Um trabalho muito nobre que merece reconhecimento e deve ser divulgado”, comenta Moisés.
Em abril de 2023, Moisés recebeu integrantes da Abraphem e famílias auxiliadas pela associação durante visita à Câmara de Apucarana. “Nesta visita, tivemos a oportunidade de conhecer o Arthur. No mês seguinte, infelizmente, por conta de complicações da doença, o Arthur faleceu. Uma perda e dor imensurável. Esse ano, em conversa com a vice-presidente da associação, a Indianara, pensamos em elaborar uma lei que instituísse o dia de conscientização sobre a hemofilia no município, e que essa lei recebesse o nome do Arthur, em sua homenagem”, ressalta.
Deixe seu comentário sobre: "Hemofilia é tema de audiência pública em Apucarana"