Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Papa oficializa Nossa Senhora de Lourdes como padroeira da Diocese

O santo padre declarou, oficializou e proclamou o "presente" aos fiéis no dia em que a Igreja celebra Santa Bernadete

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Papa oficializa Nossa Senhora de Lourdes como padroeira da Diocese
AutorInformação foi confirmada ao TNOnline pelo chanceler do bispado - Foto: TNOnline

O papa Francisco oficializou nesta terça-feira, 16 de abril, Nossa Senhora de Lourdes como padroeira oficial de toda a Diocese de Apucarana, no norte do Paraná. A declaração foi feita na data em que a Igreja Católica celebra o dia de Santa Bernadete. A informação foi confirmada ao TNOnline pelo Padre Alexandro Freitas, chanceler do bispado.

Vale ressaltar que a Catedral Diocesana Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana, é a única no Brasil a portar uma santa no topo da sua torre principal. Após uma reforma recente, a imagem agora é marcada pela cor azul no cinto da túnica e no pedestal. O dourado também se faz presente, com três rosas aos pés da santa.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

- LEIA MAIS: Diocese instala primeiro mosteiro da região em Arapongas

A Diocese de Apucarana, que celebra 60 anos de criação e instalação no próximo ano, sempre teve a Virgem de Lourdes como padroeira e intercessora. No entanto, o fato não era oficializado. Nesta terça, contudo, através do Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, o papa Francisco declarou, oficializou e proclamou o "presente" aos fiéis.

Além de declarar Nossa Senhora de Lourdes como padroeira oficial da Diocese, também foi criado um calendário litúrgico próprio. A partir de agora, o dia 11 de fevereiro passa a ser celebrado como solenidade e 16 de abril, como categoria de festa.

publicidade

"É de fato uma alegre surpresa, pois ganhamos dois presentes, o reconhecimento oficial por parte do papa, de Nossa Senhora de Lourdes como nossa excelsa padroeira, e um calendário litúrgico oficial com 11 de fevereiro e 16 de abril como datas de Festa para toda Diocese. Então é de fato um lindo presente e um grande impulso para celebrarmos os 60 anos de criação e instalação de nossa Diocese no próximo ano", comemorou o padre Alexandro Freitas, chanceler do bispado.

Em comunicado oficial, o bispo da Diocese de Apucarana, Dom Carlos José, pede que os fiéis continuem a rezar pela intercessão da Virgem: "Nossa Senhora de Lourdes vosso povo clama: socorrei e abençoai a Diocese de Apucarana".

Quem é santa Bernadete?

Nascida em 7 de janeiro de 1844, em Lourdes, sudeste da França, aos pés dos montes Pirineus, Bernadete viveu em grande pobreza, mas sempre com o coração dirigido a Maria.

publicidade

A “Senhora”, como ela sempre definia a Virgem Maria, apareceu-lhe diversas vezes. Na aparição de 25 de março de 1858, revelou-lhe ser a Imaculada Conceição. Desde 11 de fevereiro até 16 de julho daquele ano, Bernadete recebeu 18 aparições de Maria, na Gruta de Massabielle.

- CONFIRA: Conheça a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana

Desde o início das aparições, Bernadete tornou-se porta-voz de um acontecimento, que ecoou pelo mundo inteiro, apesar de passar por inúmeros interrogatórios oficiais, sendo acusada de impostora. Porém, nunca desanimou, enquanto, ao longo dos anos, aumentava o fluxo incontável de pessoas na Gruta das Curas.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline