Os apucaranenses Fernando Bento Ramalho, de 35 anos, e Guilherme Augusto Villagra, de 38, já estão trabalhando nos resgates das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O empresário e o advogado, respectivamente, chegaram na capital gaúcha por volta das 15 horas desta terça-feira (7) e começaram ajudar a população na manhã desta quarta (8).
Em entrevista ao TNOnline, Fernando Ramalho contou que a situação em Porto Alegre é "realmente lastimável" e que é possível ver o olhar de tristeza no rosto de quem perdeu literalmente tudo. Conforme relato do empresário, as pessoas estão dividindo alojamentos improvisados, deitadas no chão com as poucas coisas que ainda possuem. Ao lado delas, os seus animais de estimação também são abrigados.
- LEIA MAIS: Moradores de Apucarana vão para o RS ajudar nos resgates
Assim que chegaram no RS, os apucaranenses foram apresentados à deputada federal Any Ortiz. Conforme Ramalho, ela estava organizando parte dos voluntários. Eles foram recrutados por ela para resgatar vários cachorros que estavam ilhados, porém devido ao horário, perto do fim do dia, o trabalho precisou ser reagendado.
"Ela ficou receosa e nos recrutou para amanhã cedo [quarta] irmos até um local que aparentemente foi saqueado, para vermos como está e também auxiliarmos no resgate das pessoas que estão em locais remotos de Porto Alegre, visto que não é qualquer embarcação que chega até esses locais", detalhou.
O empresário contou ao TNOnline que os resgates estão sendo feitos com escolta armada, por conta de casos de assaltos. "Peço que orem por todos aqui, realmente estão vivendo uma GUERRA", disse Fernando. Ele e Guilherme estão abrigados em Canoas, na casa de um casal que também ajuda várias pessoas e crianças.
Veja um vídeo enviado pelos moradores de Apucarana que revela um dos resgates: