O atleta paralímpico Giovane Vieira de Paula, 25 anos, está se preparando para a disputa de dois torneios internacionais na Europa. O apucaranense defenderá o Brasil primeiro em Duisburg, na Alemanha, e depois partirá para Paris, na França, onde competirá a Copa do Mundo.
O Pantera Negra, como também é chamado, foi convocado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) para disputar as competições na classe VL3 (atletas que usam braços, tronco e pernas na remada).
O Campeonato Mundial de Paracanoagem, na Alemanha, ocorrerá entre os dias 23 e 26 de agosto. Em seguida, ele viajará a Paris, onde competirá a Copa do Mundo, que acontecerá dos dias 30 de agosto até 4 de setembro.
Serão mais dois campeonatos internacionais para o currículo do atleta, que representou o país nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021, quando conquistou a medalha de prata, além de ter disputado os mundiais da Dinamarca, onde ficou em quarto lugar, e no Canadá, em que ficou com a sétima colocação.
Por enquanto, ele treina em Ilha Comprida, interior de São Paulo e deve embarcar com destino à país alemão no dia 18 de agosto.