Apucarana mantém, atualmente, o 3º melhor desempenho entre os maiores municípios do Paraná no percentual de gasto com pessoal, em relação à arrecadação total. O primeiro lugar do ranking é Curitiba, com um gasto de 41,44% da receita com a folha de pagamento de servidores públicos. Em segundo lugar está posicionado o município de Araucária, com 43,68%; e em terceiro lugar aparece Apucarana, com 43,89% da arrecadação gasta com servidores.
-LEIA MAIS: Apucarana realiza 1ª edição do Geek Day neste sábado (28)
De acordo com os parâmetros definidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o limite máximo permitido aos municípios - para gastos com pessoal - é de 54% da arrecadação total. “Apucarana está bem abaixo desse limite, paga os salários rigorosamente em dia, sempre adiantados desde 20219”, assinala o prefeito Junior da Femac (MDB).
Conforme avalia a secretária da Fazenda de Apucarana, Sueli Pereira, o bom desempenho do Município no tocante ao índice de despesas com pessoal, comprova que atual gestão pratica de fato a responsabilidade fiscal. Ela esclarece que o índice de comprometimento com folha de pagamento é calculado com base na Receita Corrente Líquida (RCL). “Diante disto, de acordo com levantamento realizado entre as maiores cidades do Paraná, Apucarana investe atualmente 43,89% da sua receita líquida com recursos humanos, índice abaixo do limite de alerta fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 48,6%”, reforça a secretária.
Ela frisa que há ainda os limites de gastos “Prudencial” (51,3%) e “Máximo” (54%), estabelecidos pela LRF. “Isso reforça mais uma vez que Apucarana tem realizado um trabalho de respeito às leis e de controle de gastos sem prejuízos à qualidade dos serviços prestados ao cidadão”, analisou.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, se manifesta satisfeito com o desempenho de Apucarana que, entre as maiores cidades do Paraná, detém o terceiro melhor resultado na relação de gasto com pessoal, com o total de arrecadação. “Temos uma responsabilidade constante com este índice, da mesma forma que nos preocupamos com os servidores públicos municipais. Em todos os meses da nossa gestão pagamos os salários adiantados e, ao mesmo tempo, respeitamos os pisos estabelecidos”, argumenta Junior da Femac.
Ranking
- 1º Curitiba 41,44%
- 2º Araucária 43,68%
- 3º Apucarana 43,89%
- 4º Maringá 45,59%
- 5º Campo Largo 45,64%
- 6º Toledo 45,65%
- 7º São José dos Pinhais 45,8%
- 8º Londrina 45,93%
- 9º Ponta Grossa 46,71%
- 10º Cascavel 48,07%
FONTE: Tribunal de Contas do Estado do Paraná