Apucarana: programa Terra Forte agrega apoio à pecuária leiteira

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 23/09/2022
O Terra Forte, iniciado em 2014, já atua nos segmentos da fruticultura e cafeicultura

Contemplando mais um segmento, ao lado da fruticultura e da cafeicultura, o Programa Municipal Terra Forte colocou em prática a primeira ação de incentivo à pecuária leiteira. Juntamente com a equipe técnica da Secretaria Municipal da Agricultura e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR Paraná), o prefeito Junior da Femac, de Apucarana, fez nesta sexta-feira (23), a distribuição de mudas de pastagens que garantem produtividade ao setor.

“Foram distribuídas a produtores de leite mudas de capim elefante anão, jiggs e tifton que contêm fontes elevadas de proteína e, consequentemente, com potencial de reduzir o custo de produção para a média produtividade de leite (15 litros por animal)”, informa o agrônomo do município, André Maller.

-LEIA MAIS: Programa Terra Forte distribui 2,1 mil mudas de abacate, em Apucarana

Entre outras ações do Terra Forte Leite também estão previstas fornecimento de insumos de ajuste do solo, organização de laticínio e a compra do leite por parte da prefeitura. O IDR, por sua vez, prestará assistência técnica a todos os produtores de leite que aderirem ao programa. “Lançamos a primeira ação do Terra Forte Leite com o objetivo de melhorar a produtividade e gerar mais renda para os produtores de leite de Apucarana”, afirma o prefeito. 

“Nossa perspectiva com o Terra Forte Leite é muito boa. Vamos aproveitar esse apoio da prefeitura para que possamos desenvolver um bom trabalho a um custo relativamente baixo. A garantia de compra da produção pelo município sem dúvida é um grande incentivo”, avalia o produtor leite, Rogério Gabardo.

O Terra Forte, iniciado em 2014, já atua nos segmentos da fruticultura e cafeicultura. “É um programa municipal de incentivo a agricultura familiar que presta auxílio em duas pontas: na ajuda da produção com distribuição de mudas, fosfato, calcário e assistência técnica; e na outra ponta comprando os produtos para as atividades da prefeitura, como na merenda escolar, no Programa Feira Verde e na entrega de alimentos para entidades sociais”, destaca Junior da Femac.