A Prefeitura de Apucarana confirmou a realização da campanha Outubro Rosa. Uma série de ações será desenvolvida e, para isso, serão seguidos rigorosamente os protocolos de enfrentamento do Covid-19. Além de diversos exames de saúde, a programação envolverá também outras secretarias, como de Assistência Social e da Mulher e Assuntos da Família.
O assunto foi debatido nesta segunda-feira (21), em reunião entre o prefeito Junior da Femac, a secretária municipal de Fazenda, Sueli Pereira, o diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, o vice-presidente do órgão, Emídio Bachiega, o superintendente de Atenção Básica, Marcelo Viana de Castro, e a superintendente de Controle e Avaliação da AMS, Talita Domingues Rodrigues.
Além do preventivo do câncer do colo do útero e da mamografia, serão acrescentados neste ano diversos outros exames e procedimentos, como cirurgia ginecológica, urodinâmica, densitometria óssea, histeroscopia, laqueadura e ações voltadas ao combate do HPV (papilomavírus humano).
O prefeito Junior da Femac afirma que as mulheres exercem cada vez mais protagonismo em muitos setores. “Na área de confecções, por exemplo, elas ocupam entre 70 e 80% dos postos de trabalho gerados neste setor. Queremos que elas ampliem o seu protagonismo e, para isso, necessitam de um cuidado diferenciado no tocante à saúde”, frisa Junior da Femac.
O prefeito afirma que a situação da pandemia do coronavírus está estabilizada em Apucarana. “Isso permite retomar, gradativamente, as ações e campanhas na área da saúde. Diante deste cenário, junto com a direção da Autarquia Municipal de Saúde, decidimos manter o Outubro Rosa, que é uma campanha fundamental para a saúde da mulher”, reitera Junior da Femac.
O diretor-presidente da AMS afirma que a programação do “Outubro Rosa” está sendo pensada visando a segurança das mulheres que serão atendidas e também dos profissionais de saúde. “Apucarana tem se destacado no nível de conscientização sobre os protocolos de enfrentamento ao coronavírus e, com relação à campanha do Outubro Rosa, não será diferente. A programação será desenvolvida tomando todos os cuidados, como o distanciamento social, uso da máscara e do álcool gel”, observa Kaneta.