De posse do termo de liberação emitido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para execução do novo acesso à cidade, via Contorno Norte, o prefeito Junior da Femac autorizou nesta segunda-feira (7) a publicação de edital de licitação da obra. “Demorou quase um ano, mas saiu a autorização do DER e agora teremos pela frente 60 dias de prazo para a conclusão do processo de concorrência pública visando à execução da obra”, comentou Junior da Femac.
Conforme argumenta o prefeito, trata-se de uma nova e segura alternativa para acessar a cidade e que deve contribuir bastante para amenizar o congestionamento – em horários de pico – na Avenida Brasil, trecho urbano da BR-369. A ligação do contorno para a cidade será feita pela Rua Koey Tatessuji – situada ao lado da Sociedade Rural e que foi alargada – e da “nova” Avenida Pinho Araucária, no Jardim Cidade Alta.
O projeto, elaborado pelo engenheiro civil João Victor Scarlatto, do Idepplan, foi ajustado e atende todos os parâmetros técnicos exigidos pelo DER. A autorização da licitação e apresentação do projeto aconteceu na tarde desta segunda-feira, no gabinete municipal, na presença do secretário de obras, Herivelto Moreno, e do superintendente do Idepplan, Carlos Mendes.
“O Contorno Norte de Apucarana foi construído há décadas e de lá para cá a cidade cresceu nesta direção, passou a cerca de 90 mil veículos circulando e surgiram novas conexões urbanas com a denominada Rodovia Michel Soni (PR-170), que faz a interligação entre as BRs 376 e 369”, argumentou o prefeito, acrescentando que hoje existem conflitos em vários pontos dos 12 km de extensão do contorno.
“Vamos construir um acesso bem sinalizado e estruturado na Rua Koey Tatessuji, junto à Sociedade Rural de Apucarana. E, mais adiante, também planejamos a construção de um acesso junto à estrada do Barreiro, na ligação com a Rua Antônio José de Oliveira (antigo lixão)”, anuncia Junior da Femac.