A Secretaria Municipal de Agricultura de Apucarana para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti no município, realiza a distribuição de mudas de citronela, considerada uma planta repelente e sementes de crotalária, que atrai a libélula, predados natural do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
A iniciativa foi implantada no município em 2013 e já distribuiu milhares de mudas e sementes. O secretário de agricultura, José Luiz Porto observa que durante todo o ano a secretaria dispõe de citronela para ser entregue gratuitamente para a comunidade. “A ação tem por finalidade conscientizar a população sobre a importância da prevenção. Vamos entregar uma muda por pessoa gratuitamente, que tem o compromisso, quando a citronela estiver a adulta, de repassar mudas para, no mínimo, dez amigos”, revela.
Veja a entrevista ao vivo com o secretário.
ALIMENTAÇÃO DE 50 MOSQUITOS/DIA
“Assim que floresce, atrai a libélula, que é o predador natural do Aedes. Por dia, o inseto se alimenta, em média, de 50 mosquitos, inclusive borrachudos. As larvas da libélula também se alimentam das larvas do Aedes. É um ciclo perfeito”, sublinha.
Porto revela que a intenção da secretaria é que todos os 45 mil domicílios de Apucarana tenham tanto a citronela quanto a crotalária. “Quando as pessoas plantam, por exemplo, a crotalária, passam a cuidar mais do próprio quintal”, avalia. Além disso, ele reforça que os cuidados repassados pelos agentes de saúde devem permanecer, principalmente de não deixar água parada.