A Academia Caminho Livre, de Apucarana, conquistou neste final de semana no ginásio de esportes da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Curitiba, 16 medalhas, sendo sete de ouro, oito de prata e uma de bronze no Campeonato Pan-Americano de Karatê-Do Tradicional.
Foram premiados os apucaranenses Matheus Henrique Peixoto, Pedro Hiroshi de Almeida Tomanstsu, João Gabriel Garcez, Gabriela Maria Fernandes, Yara Darodda Stachuka e Kassiana Barbosa. Destaque principal para Gabriela que conquistou quatro medalhas de ouro e três de prata, nos estilos kata, kumite e fuku-go.
Também competiram os karatecas Danyel de Oliveira (5º lugar no kumite) e Wanderley Aparecido Luz Thomaz (6º colocado no kumite).
“A competição foi de alto nível técnico, com atletas de vários estados e países, reunindo 23 academias”, destacou o professor apucaranense Expedito Borges, o Borjão.
Na classificação geral por países o Brasil ficou na primeira posição, seguido por Uruguai, Argentina e Canadá. Participaram atletas nas categorias infantil, juvenil, júnior, adulto e master, pelos naipes masculino e feminino.
A “Caminho Livre” teve o comando dos técnicos Borjão e Mariane Cristina Borges, sendo auxiliados por Maurício Hretciuk.