Donativos são enviados para Curitiba

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 27/06/2014

O 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente (SBI), de Apucarana, encaminhou ontem toneladas de donativos arrecadados no município para a Divisão de Defesa Civil (DDC) da Casa Militar, em Curitiba. Os mantimentos serão destinados às famílias afetadas pelas chuvas que causaram destruição no início do mês em diversas regiões do Estado.

O governador Beto Richa (PSDB) decretou situação de emergência em 147 cidades.

Mais de 1 tonelada de alimentos foram doados pela população, além de 1 mil peças de roupas, 1 mil pares de calçados, cerca de 200 itens de higiene pessoal e produtos de limpeza. Os produtos estavam armazenados no 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Na tarde de ontem, um caminhão dos Bombeiros foi carregado com os mantimentos e seguiu rumo a Curitiba.

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros, Régis Gonçalves, as doações serão armazenadas em um barracão na DDC onde serão reclassificados de acordo com as necessidades de cada região. Também há possibilidade de que o Estado encaminhe itens – que apresentem larga quantidade - para outros estados com regiões em situação emergencial. Em Santa Catarina, por exemplo, mais de 400 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas.

Na avaliação de Gonçalves, o montante arrecadado superou expectativas. “A população foi muito solidária. Antes mesmo de a campanha ser lançada muitas pessoas já procuravam o quartel para saber como ajudar”.

O capitão salienta que essa é a primeira remessa enviada e que as arrecadações continuam. A campanha segue priorizando alimentos não perecíveis como leite e água e produtos para higiene pessoal. As entregas poder ser realizadas no quartel localizado na Rua Ponta Grossa e na Vila São Carlos, em Apucarana. “Agradeço aqueles que já doaram e espero que as famílias atingidas consigam se reerguer”, pontua.

DOAÇÕES

Conforme levantamento da Defesa Civil do Paraná, 153 municípios sofrem as consequências das chuvas intensas. Mais de 773.500 pessoas foram afetadas, 32.456 estão desalojadas e 3.600 desabrigadas. Foram registradas 11 mortes. Mais de 14.700 residências foram danificadas.

O governo estadual já encaminhou aos municípios 35.920 cobertores, 71.740 peças de roupas, 1.900 cestas básicas, 3.889 fraldas, 419 colchões, 3.978 kits dormitórios, 16 mil pacotes de salgadinhos, 450 latas de leite, 1.122 litros de leite, 149 conjuntos de cozinha, 8.567 litros de água e145 conjuntos de limpeza. Os materiais oriundos de doações da população e entidades, recebidas pela Secretaria da Família, Defesa Civil e Provopar.