Baixa autoestima pode atrapalhar a vida pessoal e social

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 17/10/2012

Problemas corriqueiros que fazem parte do nosso cotidiano podem acabar com a autoconfiança de muita gente. Dificuldades no trabalho e no relacionamento afetivo são alguns exemplos de situações que podem abalar a autoestima.
A autoestima é a avaliação que você faz de si mesmo, que pode ser positiva ou negativa. É através dela que analisamos o nosso sucesso, ou o nosso fracasso.

Segundo a psicóloga Isamara Vanessa Milano Holak a autoestima rebaixada vem se acentuando tanto na vida do homem, quanto da mulher afetando a vida pessoal e profissional.  "Quando a pessoa deixa de se amar, ela também cria uma barreira que a impede de ser amada e admirada pelo próximo", explica.
A falta de amor próprio gera uma imensa insegurança, fazendo a pessoa desacreditar em sua capacidade, esse sentimento pode levar a outro problema sério, a depressão.

A psicóloga ressalta que para elevar a autoestima é preciso parar de destacar apenas os defeitos e começar a identificar suas qualidades. “Buscar atividades que tragam satisfação, como ir à academia, ou um simples encontro com os amigos levanta qualquer astral”.