Depen confirma CDR para Apucarana

Autor: Da Redação,
sábado, 20/08/2011
Depen confirma CDR para Apucarana

O diretor do Departamento Penitenciário (Depen) do Paraná, Maurício Kuehne, confirmou ontem para a Tribuna do Norte que o projeto de construção de uma unidade prisional para Apucarana terá, no mínimo 800 vagas. Segundo ele, 12 municípios estão na disputa por 5 novas unidades a ser construídas no Estado. Ele não citou as demais cidades interessadas.


Segundo ele, o projeto é destinado para presos temporários, mas pode abrigar condenados em alas separadas. Ele também rechaçou ontem as críticas de que a construção da unidade possa trazer problemas de segurança.


“Gostaria que fosse construída uma penitenciária ao lado da minha casa. A prisão vai ter cerca de 300 funcionários (administrativos e agentes de carceragem). Bandido não se aproxima da cadeia, fica longe”, disse Kuehne.


Segundo ele, o Paraná aguarda liberação de recursos do Ministério da Justiça para construir cinco penitenciárias ou casas de custódia. “Pela negociação o Governo Federal deve liberar o dinheiro em 60 dias. Tem 12 municípios cotados para sediar uma das cinco prisões. Por isso os municípios têm que encaminhar o documento de doação o quanto antes”, afirmou o diretor do Depen.

Leia a matéria completa na edição de sábado (20) da Tribuna do Norte - Diário do Paraná