Fã de Ayrton Senna, apucaranense coleciona grande acervo do piloto

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 01/05/2024
Ado Fontanini  e uma de suas réplicas em miniatura

Mesmo após 30 anos da morte de Ayrton Senna, o piloto ainda mantém muitos admiradores pelo mundo a fora, principalmente no Brasil, seu país de origem. Morador de Apucarana,  no norte do Paraná, Ado Luciano Fontanini, 50 anos, possui um grande acervo com itens relacionados à carreira de seu grande ídolo. 

São bonés, camisetas, pôsteres, chaveiros, adesivos, além de inúmeras réplicas dos carros usados pelo piloto, em miniatura. Um deles é a réplica da Toleman TG184, carro que levou Senna ao seu primeiro pódio da Fórmula 1, no ano de 1984, em Mônaco. Ele ficou na segunda colocação. 

- LEIA MAIS:Fãs celebram Ayrton Senna 30 anos após morte de piloto

"Além de ser o melhor piloto em uma época em que só havia os melhores, Ayrton Senna era um cidadão brasileiro que levava o nome do Brasil para o mundo. No Japão ele é tão idolatrado quanto no Brasil", comenta.

Fontanini, que é mecânico, afirma que o interesse por carros e corridas surgiu ainda na infância, mas a paixão foi potencializada pela figura de Senna. "O Ayrton Senna é meu grande ídolo. A determinação dele em querer sempre vencer é o que mais me fascina", afirma. 

Nascido em São Paulo, piloto começou sua carreira competindo no kart em 73 e dois anos depois ele correu em Rolândia, aqui no Paraná, quando foi o vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Kart. A trajetória na Fórmula 1 começou em 81 quando venceu as Fórmulas Ford 1600 e 2000. No total Senna conquistou três títulos de campeão mundial, com 41 vitórias e 65 pole-positions. Uma das mais belas trajetórias da F1. 

Além das corridas e outros empreendimentos Senna também patrocinou vários programas de assistência filantrópica, principalmente ligados a crianças carentes.

O piloto também teve papel de destaque na história do boné de Apucarana. O boné usado por ele, do antigo Banco Nacional, foi fabricado em Apucarana.

Ayrton Senna despediu-se precocemente em um acidente fatal no GP de San Marino em 1994, deixando órfã uma geração e imortalizando seu nome na história da Fórmula 1.