O professor William José Gonçalves (Podemos) é candidato a prefeito no município de Grandes Rios (PR), com o agricultor Toninho Souza (Podemos) como candidato a vice-prefeito. (Veja o vídeo no final da matéria)
Casado e pai de três filhos, William tem 17 anos de atuação como educador, tendo trabalhado, inclusive, no exterior. Com a bagagem adquirida ao longo desses anos, ele se coloca à disposição na disputa pelo Executivo de Grandes Rios.
📰 LEIA MAIS: Papa pede que bispos do País orientem fiéis na política
Em entrevista ao portal TNOnline, o candidato destaca que pretende fazer uma gestão que integra o trabalho de todas as pastas, priorizando a saúde pública.
"A saúde é um dever do gestor, um direito que as pessoas têm. Mas junto da saúde, temos que pensar também na geração de emprego e renda, na agricultura e na educação", afirma.
A linha de frente para esse trabalho, segundo o professor, é a área da educação.
"A educação está ligada a todos os setores, quando pensa em saúde ou agricultura, a educação vem antes. Meio ambiente, finanças, tudo está ligado", destaca.
A plataforma de governo do candidato foi construída em debate junto aos eleitores do município. Para ele, a geração de emprego e renda é uma das principais demandas.
"Quando estávamos ouvindo a população para elaborar o plano de governo, percebemos que muitas pessoas estão indo embora de Grandes Rios para outras cidades, devido à falta de emprego e oportunidades. Então, isso é uma prioridade", pontua.
Para ele, a geração de oportunidades precisa estar ligada à demanda de habitações em Grandes Rios.
"Em Grandes Rios temos um grande déficit habitacional. Nós temos um trabalho que faremos via aplicativo, onde vamos levantar onde as pessoas vivem, o que fazem e buscar como podemos juntar essas famílias, e a partir daí vamos trazer as empresas que precisam de local para trabalhar, ao mesmo tempo que traremos as famílias, e, com isso, vamos trazer um programa habitacional e a partir daí já abrimos a possibilidade de gerar empregos. É uma verdadeira engrenagem", observa o professor.
O turismo também é uma prioridade para o candidato, que pretende fomentar o setor no município, integrado à agricultura.
"Nós temos uma beleza natural encantadora em Grandes Rios. Eu vejo que aproximando a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Agricultura vai atrair as pessoas para visitarem e conhecerem nossas belezas naturais", diz.
O professor defende que através de parcerias, o objetivo é buscar a certificação dos produtores locais com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), visando um novo público consumidor.
"Certificando os nossos produtores, nós podemos, aí então, aproximar o turismo com a agricultura familiar e os turistas poderão consumir os produtos dos nossos agricultores, e, com isso, a gente amplia a possibilidade de geração de renda para as pessoas que já estão na agricultura", afirma.
A Secretaria Municipal de Agricultura, para ele, precisa passar por um processo de reestruturação, além de fomentar novas práticas agrícolas.
"A reestruturação da secretaria de agricultura, com um corpo técnico que chegue aos agricultores é algo que vamos fazer. Precisamos também estimular a produção do peixe e da apicultura, além de fomentar a produção do leite e do café, que são os mais pujantes", destaca.
O professor se diz confiante do processo eleitoral no município e segue em campanha percorrendo as localidades de Grandes Rios.
"Nós estamos trilhando o nosso caminho, e nós daremos o nosso melhor. A gente confia na vontade de Deus e das pessoas que vão escolher nossos representantes. Acredito que a política é aquela que chega para todos e não aquela que fica restrita a um pequeno grupo de pessoas", finaliza o candidato.