Professor aposentado, Hélio Gonçalves de Carvalho, 69 anos, é candidato à prefeitura de Borrazópolis pelo Democracia Cristã (DC) e tem como vice, o agricultor e feirante Valdemiro Stapait. (Assista entrevista abaixo)
Com uma longa carreira como professor de História no ensino fundamental, Hélio também tem experiência política. Ele já foi vice-prefeito de Borrazópolis, na gestão Maria de Lourdes Pereira (Malu), de 2001 a 2004, o que lhe conferiu ]maior conhecimento das necessidades da cidade. "Eu já fui vice-prefeito em Borrazópolis, então já conheço bem a cidade e os desafios que ela enfrenta", disse o candidato.
Questionado sobre o motivo de sua candidatura, o professor Hélio não hesita em destacar seu amor pela cidade. “Eu nasci em Borrazópolis e sou um patriota. Amo aquela cidade, ela está no fundo do meu coração. Quero transformar aquela cidade e levar o nome de Borrazópolis muito alto”, declarou. Para Hélio, seu compromisso com a cidade é a principal razão de sua candidatura.
Nas áreas que pretende priorizar caso seja eleito, Hélio foi enfático: “Saúde é o coração de uma prefeitura. Se a saúde não funcionar, nada mais funciona”. Além da saúde, ele destaca a importância das estradas, citando o ex-presidente Washington Luís: "Governar é construir estradas."
- LEIA MAIS: Cartórios eleitorais devem abrir aos sábados, domingos e feriados
Hélio pretende expandir a Feira da Lua, que atualmente conta com 60 feirantes e gera 200 empregos, além de fundar o Ceasa Regional do Vale do Ivaí, uma central de distribuição de alimentos. “Coisas impossíveis tornam-se possíveis quando são empreendidas”, afirmou, demonstrando seu compromisso em criar oportunidades econômicas para a cidade.
Outro ponto crucial no plano de Hélio é o fortalecimento da agricultura local. Ele propõe a criação de uma vocação agrícola específica para Borrazópolis, sugerindo a produção de romãs, uma fruta de alto valor curativo e potencial econômico. “Queremos criar uma vocação para uma fruta em Borrazópolis. Por exemplo, a romã, que é difícil de encontrar e muito cara, pode se tornar um símbolo da nossa cidade”, explicou.
O candidato também frisou a importância da escolha de seu vice o agricultor e feirante Valdemiro Stapait. “O Valdomiro tem um coração igual ao meu. Ele é honesto, não pega nada do que é dos outros, não rouba dinheiro público. Isso é o mais importante, porque vai sobrar muito dinheiro para fazer muita coisa boa. Acho que essa escolha foi divina”, finalizou.
Assista: