O empresário Givanildo Lopes (União Brasil), popularmente conhecido como Giva, é candidato à Prefeitura de Mauá da Serra nas eleições de 2024. Em 2020, o ex-vereador foi o segundo colocado no pleito. (Vídeo abaixo)
Em entrevista ao TNOnline, Giva conta que está com grande expectativa para esta eleição.
-LEIA MAIS: Partidos devem apresentar registro de candidaturas até quinta (15)
“Eu fui vereador de 2017 até 2020. No ano de 2020, disputei a eleição como candidato a prefeito da cidade. Graças a Deus, nós tivemos uma boa acolhida da população, não saímos vencedores, mas fizemos uma expressiva votação”, conta.
Caso seja eleito, o ex-vereador pretende apostar na geração de emprego e renda para o Município.
“Acredito que o foco principal da gestão tem que ser a geração de emprego. O pessoal tem que trabalhar e com carteira assinada, fundo de garantia, os seguros, os direitos da CLT", afirma.
Para o candidato, o cenário atual de empregabilidade em Mauá da Serra ainda gira muito em torno da informalidade. Algo que ele pretende contornar na sua gestão.
“Hoje a gente depende muito da área rural. E não é todo dia que está fazendo sol. Às vezes tem um dia de chuva, uma semana ruim, a pessoa não tem como trabalhar. Isso aí acaba atrapalhando a renda familiar. Então a gente precisa industrializar um pouco mais a nossa cidade, fazer gerar um pouco mais de emprego, porque senão a juventude está indo buscar os polos maiores Apucarana, Londrina, Maringá, Curitiba. Isso é o que vai deixando a nossa cidade sempre estagnada”, salienta.
Giva também acredita que o município pode se expandir e se desenvolver mais do que vem acontecendo nos últimos anos. Já que, para ele, a posição geográfica de Mauá da Serra tem um grande potencial que pode ser mais bem explorado.
“Nós temos em torno de 9.500 a 10.000 habitantes há muito tempo. Então isso significa que a gente não conseguiu evoluir, desenvolver ainda o potencial que a nossa cidade tem. Mauá da Serra fica numa posição logística privilegiada e mesmo assim a gente não sai do lugar, fica patinando. Então, por isso a gente quer desenvolver um pouco mais essa área da indústria", destaca.
Quanto aos serviços públicos, o candidato defende maior atuação do município na estruturação dos serviços de Saúde, já que os pacientes precisam se deslocar para outras cidades para consultas e exames, que para ele poderiam ser feitos em Mauá da Serra.
"Coisas simples, como um ultrassom que a pessoa tem que sair de Mauá da Serra e ir até Londrina para fazer um ultrassom, então essas coisas. esses exames e algumas coisas assim que são no meu entendimento, assim básicas. A gente tem que tentar melhorar a saúde do pessoal e o sistema de saúde em geral. Temos muitos funcionários dedicados a nossa cidade", afirma.
Giva, no entanto, garante que caso seja eleito, pretende dar continuidade a obras e projetos que já estão em andamento no município.
"Eu tenho que reconhecer que a cidade tem os pontos positivos, mas eu tenho que reconhecer que a gente precisa um pouco mais. A gente está ali para fazer a cidade continuar com as obras que são de recurso do governo federal e do governo estadual. O que é de bom a gente continua, mas outras visões que a gente tem em todas as áreas, no esporte, no lazer, na agricultura, na educação, a gente precisa ter um olhar diferenciado também", finaliza.
Veja a entrevista: