O primeiro turno das eleições municipais de 2024 acontece no dia 6 de outubro. Para manter o eleitor informado sobre o período eleitoral, o site TNOnline iniciou uma série de entrevistas com os candidatos às prefeituras dos municípios da região. Quem abre as entrevistas é a candidata à prefeitura de Cambira, Ana Lúcia de Oliveira, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
-LEIA MAIS: Convenção confirma Ana Lúcia e Ricardinho da Cafeeira como candidatos
Servidora pública com 30 anos de serviço na área da saúde, Ana Lúcia é graduada em Administração e Serviço Social pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) em Apucarana, e pós-graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijam), além de Terapia Comunitária Integrativa pela UFC - Universidade Federal do Ceará. (Veja a entrevista no final do texto).
"Eu venho com histórico político, já fui vice-prefeita no meu município, na gestão anterior, a primeira gestão do prefeito Toledo. Sempre tive em mim essa vontade de fazer mais pelo coletivo, pela comunidade. Amo muito a minha cidade e gosto de contribuir com ela. Minha principal motivação é trabalhar com as pessoas", afirmou Ana Lúcia.
Quando questionada sobre as áreas prioritárias que pretende investir caso seja eleita, Ana Lúcia destacou a agricultura e a indústria. "Cambira se desenvolveu bastante, principalmente em infraestrutura, mas agora precisamos crescer em emprego, empregabilidade na indústria e na área rural. Fizemos vários avanços na agricultura, mas ainda há um caminho para fortalecer essa área, que é muito rica para nós", explicou.
Ela também destacou a importância das políticas públicas sociais, como educação, saúde e assistência social. "Embora eu seja assistente social e acredite que essas áreas têm sempre que avançar, nesse momento o foco principal seria a agricultura, indústria e geração de empregos", ressaltou.
Sobre a geração de emprego, especialmente para manter os jovens no município, Ana Lúcia falou sobre o projeto do parque industrial adquirido pelo prefeito Toledo. "Estamos num momento de conversação, verificando a legislação para colocar isso em prática, provavelmente na próxima gestão. Também tenho ideias para motivar o empreendedorismo dentro da cidade, principalmente na área de tecnologia", afirmou.
Na área da agricultura, Ana Lúcia enfatizou a necessidade de investir em infraestrutura para escoamento da safra e em novas tecnologias. "Cambira é rica em agricultura, principalmente na cultura de soja, milho e café. Somos a capital do Café Gourmet, e é essencial fortalecer essa área para que continue gerando riqueza", destacou.
Avaliando a atual situação do município, Ana Lúcia vê com bons olhos a gestão do prefeito Toledo. "Ele avançou muito nesses dois mandatos, deixando o município confortável em todas as questões. Para quem pegar o município hoje, há um grande potencial de evolução", afirmou.
Ana Lúcia finalizou suas considerações destacando seu amor pela cidade e pela política. "Meu objetivo é fazer com que a cidade evolua, cuidando de todas as áreas para que tenhamos orgulho de morar aqui. Sinto uma sensação de pertencimento muito grande pela cidade e me sinto responsável pelo que acontece nela. Por isso, quero fazer o meu melhor, proporcionando o bem comum a toda a sociedade", concluiu.