O ex-prefeito Adilson José Silva Lino, 47 anos, quer voltar à Prefeitura de Faxinal. Candidato pelo Partido Liberal (PL), Silva Lino tem como candidato a vice-prefeito o vereador Sueder Martins (PL). (Veja vídeo abaixo)
📰 LEIA MAIS: Justiça Eleitoral do Paraná lança Pacto por Eleições Pacíficas
Adilson, que já foi prefeito por dois mandatos, conta em entrevista ao TNOnline, que uma das prioridades de sua gestão, caso seja eleito, será a saúde pública.
“A área de saúde hoje é um problema grave em Faxinal. Tem gente aguardando por muito tempo para se fazer um simples exame. Tem gente aguardando para uma cirurgia. Nós temos uma situação na estrutura da saúde hoje que não é mais pública. Ela foi privatizada e nós queremos fazer com que a população tenha o direito acesso ao que ela paga de imposto”, afirma.
Adilson Silva Lino também destaca que, além da saúde, seu plano de governo traz tópicos de bastante importância para o município, como as obras de infraestrutura
“A infraestrutura urbana, a infraestrutura rural, as ruas, estradas, a geração de empregos, a habitação, que nós temos grande dificuldade em Faxinal. Hoje as pessoas estão passando por isso e obviamente que tudo o que diz respeito ao dia a dia das pessoas é o lazer e a cultura é o esporte, é o incentivo também ao desenvolvimento da atividade turística”, destaca.
Silva Lino também pontua que o potencial turístico de Faxinal deve ser prioridade para a gestão municipal.
“Faxinal é conhecida na região como a capital das cachoeiras. Mas efetivamente, o que está sendo feito para que possa haver investimento para quem já investe? Desenvolver essa atividade para que nós possamos receber as pessoas também em nosso município”, diz.
Emprego e renda também devem ser prioridades na gestão do candidato, caso ele venha a vencer o pleito.
“Hoje nós temos um parque industrial que há muitos anos foi disponibilizado. Precisa ter, por exemplo, asfalto para poder ter a trafegabilidade. Nós temos que agregar valor a tudo isso, adquirir um novo parque industrial para que nós possamos incrementar atividades e que essa possa diretamente empregar indiretamente também”, diz.
Silva Lino também destaca que o comércio do município merece mais atenção do poder público.
“Faxinal tem um comércio muito forte que atende também a toda a nossa microrregião. Hoje nós temos investimentos em Faxinal, que nós fizemos quando eu estava prefeito, que atraem pessoas já colocando o Faxinal como sede de microrregião. E o incentivo que a prefeitura tem que ter sempre é tirar a burocracia de lado e poder facilitar que o comércio possa se desenvolver”, afirma.
Sobre a agricultura em Faxinal, Silva Lino destaca que a agroindústria tem um potencial que pode ser explorado através de incentivos do município.
“Nós temos a agroindústria que a gente precisa desenvolver em Faxinal, atividade, por exemplo, no plantio do tomate. O homem do campo em Faxinal é o que mais proporciona a o incentivo e o desenvolvimento da economia. Temos a monocultura, a soja, milho, trigo. Mas temos também o abacate, o pepino, enfim, tudo o que vem se desenvolvendo, a agricultura familiar, com os produtos orgânicos. Precisamos ter um cadastro dos nossos produtores com a Secretaria Municipal de Agricultura forte, organizada para gerar esse desenvolvimento em conjunto”, afirma.
O funcionalismo público municipal também é um tópico que Adilson Silva Lino tem um olhar enquanto candidato.
“O principal empregador é a prefeitura. Então a gente precisa ter essa valorização para com os nossos profissionais que lá estão concursados, o pessoal em comissão, as pessoas que estão contribuindo, porque elas fazem com que o dia a dia aconteça para o atendimento aos cidadãos. Sempre com muita transparência”, pondera.
Adilson Silva Lino se diz confiante quanto ao pleito municipal. "Eu sempre digo que a gente tem que ter fé em Deus, acreditar na força do trabalho e acima de tudo, buscar aí um novo tempo”, finaliza.