Nesta sexta-feira será realizado em Arapongas jantar festivo em comemoração aos 51 anos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema - Amepar. O ágape vai ser a partir das 20 horas no Buffet Recanto, localizado na Vila Triângulo. Vão estar presentes os prefeitos dos 22 municípios que fazem parte de entidade, além de secretários de Estado e deputados. Na ocasião, o atual prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSD), que está na presidência da Amepar há vários anos, será homenageado pelos prefeitos pelo trabalho realizado em defesa de toda região. A homenagem vai ser comandada pelo vice-presidente da Amepar, o prefeito reeleito de Cambé e futuro presidente da associação, Conrado Scherer (PSD). Sérgio Onofre deixa a presidência da Amepar por estar completando seu segundo mandato consecutivo de prefeito de Arapongas. Sérgio deve ir para o governo do Estado.
Competência técnica
O prefeito eleito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), conhecedor profundo da administração municipal por ter ocupado a procuradoria geral do município nos dois mandatos consecutivos do atual prefeito Sérgio Onofre, está procurando montar um secretariado técnico, sem, no entanto, lembrar ao escolhido que se trata de cargo político. Ou seja, aliar a técnica à política. O critério de Cita para compor sua equipe de trabalho é que a pessoa seja a pessoa certa para o cargo certo, isto é: ter experiência e vivência na área que vai atuar. Um assessor de Cita disse nesta quinta-feira que o prefeito eleito tem sido muito rigoroso e criterioso em suas escolhas, embora sempre tenha procurado ouvir o prefeito Sérgio Onofre por quem nutre muita gratidão por ter chegado onde chegou.
Exportando educação
Se a futura secretária municipal de Educação de Apucarana, Ana Paula Donato, vem de Maringá, a atual ocupante do posto, professora Marli Fernandes, estaria sendo sondada para assumir o mesmo cargo em outras cidades da região, como é o caso de Ivaiporã. Marli comanda a Autarquia Municipal de Educação de Apucarana desde 2014, uma longevidade quando se trata de cargo de confiança em política. Mas gostem dela ou não, o trabalho tem sido muito reconhecido em todo País por Apucarana ser considerada a melhor educação básica do Paraná e do Brasil, com muitas premiações no currículo. Apesar dos convites para trabalhar em outras cidades da região, pessoas próximas à secretária Marli Fernandes garantem que ela não pretende deixar a cidade. Vai dar um tempo na vida profissional.
Leia coluna completa na edição desta sexta-feira da Tribuna