A promessa de ano novo e a realização de hoje

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 05/01/2024

Feliz Ano Novo, caro leitor e leitora. Com a chegada de um novo ano, somos envolvidos por uma aura de esperança e renovação. As festividades de fim de ano nos incentivam a refletir sobre nossas vidas, avaliar conquistas passadas e definir metas para o futuro. As promessas de Ano Novo se tornam um ritual de compromisso consigo mesmo, um caminho para a concretização de sonhos e uma busca pela felicidade.

Este período é marcado pela energia contagiante de aspirações renovadas. Muitos estabelecem resoluções - desde adotar hábitos saudáveis até buscar novas oportunidades de carreira ou aprimorar relacionamentos. É o momento de olhar para frente com determinação, acreditando na possibilidade de mudança e crescimento pessoal. Tudo que você prometeu é colocado agora em prática, ou deveria, não é? 

Não é à toa que precisamos de uma data específica para iniciarmos algo, gostamos do conceito de novo ano e nova vida. Todos os regimes começam na segunda-feira, pois ela simboliza o início de uma nova semana e podemos assim criar um novo hábito. 

Claro que não quero parecer coach demais e dizer que basta sua força de vontade e blá blá blá, mas ser pessimista também não é o melhor caminho. Li esses dias sobre a necessidade de classificarmos nossos objetivos em uma lista de dez itens, sendo que depois disso, deveríamos compreender qual entre eles mudaria sua vida para melhor, ou seja, qual era o principal. Pode ser financeiramente, saúde, família, ou seja, o que for, escolher apenas um. Depois disso, estabelecer quais os passos devem ser tomados para que você alcance seu objetivo. Com tudo isso pronto, foque no primeiro passo. O mais difícil para qualquer realização é o primeiro passo, pois é ele que o tira do lugar onde está. 

Vale ressaltar que é normal enfrentar contratempos ao longo da jornada. O segredo está na persistência e no comprometimento, adaptando-se às circunstâncias e mantendo o foco no objetivo estabelecido. Sua lista pode ser imensa e continuara sendo se você não realizar o primeiro passo de um deles. Essa é a diferença entre sonhos e planos. 

Além disso, é fundamental compreender que a busca pela felicidade não está apenas na concretização das metas. A jornada em si, o processo de autodesenvolvimento e as experiências ao longo do caminho são igualmente valiosos. A felicidade não está apenas no destino final, mas também nas pequenas vitórias diárias, nos aprendizados e no crescimento pessoal que cada desafio proporciona. Curta o processo, aproveite cada minuto. 

Quando eu conheci a minha esposa, tive a certeza de que gostaria de ficar velhinho ao lado dela, como aqueles casais de filmes, mas o “felizes para sempre” no dia do casamento é feito da soma de todos os dias, sejam eles tristes ou felizes. Resumindo, não dá para ser feliz para sempre, sem ser hoje. O esforço não é sobre o futuro, mas sobre hoje. 

Este ano novo, convido a todos a abraçarem suas metas com entusiasmo, mas também com paciência e compreensão. Sejam gentis consigo mesmos ao longo do percurso, celebrem cada passo dado em direção aos objetivos estabelecidos. Tenha ambição de conquistar, mas aproveite o que já tem. 

Que juntos possamos caminhar rumo a um futuro repleto de conquistas, aprendizados e, acima de tudo, plenitude. Que venha um ano novo cheio de realizações e felicidade para todos! É isso que eu desejo a todos vocês.