SMART: Como definir, planejar e executar suas metas

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 10/01/2022
SMART: Como definir, planejar e executar suas metas

Nenhuma outra época do ano se fala tanto em planejamento do que nas primeiras semanas de janeiro. Todo mundo tem lista, metas, planos. Porém, poucas pessoas conseguem, em dezembro, fechar essas metas, podendo ter o privilegio de traçar desafios mais altos e ambiciosos.

Existe uma máxima em Administração, falada por Peter Drucker em um celebre artigo que é, a cultura come a estratégia no café da manhã. E é isso que acontece com as metas de começo de ano que ficam só no começo.

Se você tem como meta emagrecer, nos primeiro dias você pode até começar a comer menos, mas o dia a dia no trabalho, o happy hour com os amigos, os finais de semana com a família, fazem com que você deixe de lado a meta, até que ela não seja prioridade e se desvaneça. Substitua emagrecer, por economizar, ler mais e a formula do fracasso será a mesma.

Como fazer então, dar certo essas metas?

Primeiramente, metas pessoais, precisam ser claras. Se ela estiver somente na sua cabeça, ela não pode ser considerada um objetivo. Uma metodologia muito utilizada e que você deve utilizar é a meta SMART. Puxa a cadeira, pega um caderno que eu vou te ensinar, sem mais delongas:

SMART é um acrônimo, onde cada letra, tem um significado. São eles:

S - Especifico, ela é bem definida, clara? ;

M - Mensurável, com critérios definidos e que medem seu progresso em direção a meta;

A - Atingível, possível de ser alcançada. Antes de começar a definição da meta, se questione se ela é factível;

R - Relevante, qual a relevância desse meta?;

T - Tempo, qual o prazo para atingir essa meta.

Vamos usar a metodologia, para essa meta de emagrecimento.

Emagrecer em 2022

S - somente emagrecer não é meta, então, para podermos deixar especifica, mudamos a meta para emagrecer 6 kg nesse ano;

M - 6 kg / 12 meses = 500gr / mês 

A - 500 gr / mês é factível! 

R - Essa meta servirá para dar mais disposição e saúde;

T - 12 meses, sendo verificada o andamento a cada mês.

Não existe rotina que destrua um plano - ainda que pequeno, pouco audacioso - com metas definidas e medidas rigorosamente. Tudo conspira para quem sabe para onde ir e tem um plano de como ir.

Lembrando que esse metodologia pode ser aplicada para qualquer metas, seja pessoais ou empresariais. Ficou com alguma dúvida? Me procure no linkedin.com/in/eliezershigueo ou instagram @eliezershigueo.