Cisne negro: Como gerenciar o desconhecido

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 02/06/2022
Cisne negro: Como gerenciar o desconhecido

Até aproximadamente o ano de 1700, os ornitólogos acreditavam que branca era a única cor dos cisnes. Porém, quando descobriu-se o país que mais tarde se chamou Austrália, isto caiu por terra: existiam cisnes negros, invalidando a crença inicial sobre essa ave.

Quem acompanha esse blog, já deve imaginar que esse texto não será sobre meu conhecimento sobre aves, até porque é quase nulo. Esse texto se trata sobre a “Teoria do cisne negro”, ou como o inesperado afeta nossas vidas.

No caso dos cisnes negros australianos, anos de estudos, de pesquisas, foram invalidadas por uma única e simples descoberta. Ou seja, algo inesperado e de grandes proporções, um evento raro, fora da curva, mudou todo o curso da pesquisa sobre cisnes.

Desde a primeira vez que tive contato com essa teoria, minhas tomadas de decisões nunca mais foram as mesmas. Eventos raros e de grandes proporções estão cada vez mais presentes em nossas vidas e, precisamos aprender a gerenciá-los. 

Para ficar mais aplicável, vamos ver um exemplo:

Vamos pensar em um investidor no ano de 2019, que investiu todas suas economias em ações. Não pensando em nenhum possível cisne negro… passa alguns meses e pronto! Pandemia aparece e as ações de qualquer empresa simplesmente derretem. Ou seja, a Covid-19 é um exemplo bem claro e recente de “cisne negro”.

Como ter uma estratégia para poder se preparar para um “cisne negro’’?

Ainda usando o exemplo de um investidor, uma estratégia correta seria alocar 80% dos investimentos em renda fixa (títulos públicos) e 20% em renda variável, caso acontecesse algo inesperado muito positivo na economia, as ações subiriam e a renda fixa manteria. Caso acontecesse o inverso, os 80% dos investimentos equilibrariam a carteira.

Ter seguro também é uma maneira de gerenciar um cisne negro. Você está mitigando o que de ruim pode acontecer.

Crie uma estratégia que sempre potencialize um cisne negro positivo e mitigue os efeitos de um negativo.

Aplicando essa teoria na sua vida, com certeza, te fará muito bem. 

Para finalizar esse artigo, vou fazer uma citação do criador dessa teoria, Nassim Nicolas Taleb: 

“(…)Imagine uma partícula de poeira ao lado de um planeta bilhões de vezes o tamanho da Terra. A partícula de poeira representa a probabilidade a favor do seu nascimento; o planeta gigantesco seria a probabilidade contra. Portanto, deixe de se preocupar com coisas pequenas. Lembre-se, suas existência é um cisne negro. (…)"

(Me conta no instagram @eliezershigueo qual estratégia você criou.)