Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sinal de rádio de outra galáxia é decifrado por astrônomos

FOCO NO ESPAÇO SIDERAL

Sinal de rádio de outra galáxia é decifrado por astrônomos

Astrônomos descobriram que fonte de sinais rádio é de uma galáxia afastada da Terra por bilhões de anos-luz - Foto: Reprodução/YouTube/NASA

A fonte de sinais de rádio rápidos que alguns cientistas não descartam ser mensagens de uma civilização extraterrestre não são emitidos da Via Láctea, conforme matéria da revista científica Nature.  Segundo a postagem da revista, a fonte desses sinais é de uma galáxia afastada da Terra por bilhões de anos-luz

Para localizar a fonte de um dos sinais de rádio rápidos FRB (a sigla em inglês para Explosão Rápida de Rádio) 121102, a equipe de astrônomos usou uma vasta série de radiotelescópios, incluindo o Arecibo, em Puerto Rico, Very Large Array, no estado norte-americano de Novo México, e a rede europeia EVN

Os cienstistas descobriram que a fonte dos sinais é uma galáxia anã localizada na constelação de Auriga, a três bilhões de anos-luz da Terra.

Dez vezes menor que a Via Láctea
De acordo com dados apurados durante análise de imagens feitas no Observatório Gemini em Hawaii (EUA), a galáxia é dez vezes menor que a Via Láctea e só tem 1% da massa desta. A galáxia emite ininterruptamente sinais de rádio, às vezes criando erupções análogas à FRB 121102.

Mas a natureza da própria radiação continua pouco clara e seu caráter pontual pode significar que a fonte podem ser buracos negros. Mas há dados que se contrapões aessa hipótese: cientistas apontam a ausência de raios X.

O que é sinal de rádio FRB?
Sinal de rádio FRB é um impulso breve durante o qual é emitida uma quantidade gigante de energia, equivalente à que o Sol emite durante dezenas de milhares de anos. Até o hoje os cientistas registraram menos de 20 sinais desta natureza.