Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Descoberta origem de ondas de rádio misteriosas

Loading...

SINAIS DE UMA GALAXIA DISTANTE

Descoberta origem de ondas de rádio misteriosas

FRB 21102| Imagem New Scientist

Várias teorias têm tentado explicar a origem destes sinais - desde vida extraterrestre à formação de buracos negros no espaço

Cientistas descobriram a origem de misteriosas ondas de rádio que têm sido registradas nos últimos anos. As Fast Radio Burst (FRB), como ficaram conhecidas estas frequências, foram detectadas pela primeira vez em 2007 e desde então foram registadas mais 17.

Agora, astrónomos acreditam que pelo menos um destes fenómenos - o FRB 21102 - venha de uma galáxia anã a 2,5 mil milhões de anos-luz de distância e com um décimo do diâmetro da Via Láctea, segundo um relatório publicado na revista Nature. Ao contrário de outras, a FRB 121102 repetiu-se várias vezes ao longo dos anos.

Nos últimos anos surgiram várias teorias que procuravam explicar a origem das FRB. Algumas afirmavam que as ondas são a prova de vida inteligente em outros planetas, outras que as ondas surgiam quando se formava um buraco negro.

Para descobrir a origem dos sinais, os cientistas usaram os 27 rádio telescópios que compõe o Very Large Array (VLA) e os 21 telescópios da rede europeia de Very Long Baseline Interferometry (VLBI), segundo o New Scientist. Estes sistemas permitiram localizar as FRB com 100 mil vezes mais precisão do que telescópios individuais.

No ano passado, os cientistas conseguiram captar um destes sinais em tempo real pela primeira vez. Após terem observado o espaço com o VLA durante seis meses, os cientistas descobriram a origem da FRB 121102.

Além disso, os investigadores encontraram também um contínuo e mais fraco sinal de rádio emitido a partir da mesma região. Esta onda de rádio deverá estar a menos de 100 anos-luz de distância da FRB 121102 e que está ligada ao fenómeno das FRB.

Com informações de dn.pt

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 23/01

Nelson Gregório, 71 anos

MARILANDIA DO SUL 23/01

Generosa Pereira do Nascimento, 88 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1896 · 21/01/2017

03 06 14 15 21 25