MAIS LIDAS
VER TODOS

PANDEMIA

Prefeitos do Vale do Ivaí discutem lockdown na região

Reunidos na tarde desta terça-feira (23) pelo sistema virtual, prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) defenderam a necessidade de um lockdown total nos 26 municípios da região e em todo o Paraná, como forma de estancar o avanço

Da Redação

·
Prefeitos do Vale do Ivaí discutem lockdown na região
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.03.2021, 09:57:06 Editado em 24.03.2021, 09:57:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Reunidos na tarde desta terça-feira (23) pelo sistema virtual, prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) defenderam a necessidade de um lockdown total nos 26 municípios da região e em todo o Paraná, como forma de estancar o avanço da Covid-19 junto à população. Os 15 prefeitos que participaram do encontro manifestaram a disposição de adotar tal medida, porém desde que o governador Ratinho Junior (PSD) faça o mesmo em todo o Estado.

continua após publicidade

A proposta será apresentada ao governador pelo presidente da Amuvi, prefeito Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo, de Faxinal.

A sugestão da Amuvi é para que se feche tudo na região e no Paraná durante pelo menos sete dias, a partir do dia 1º de abril (quinta-feira), emendando todo o feriadão da Semana Santa e prolongando-se até a quarta-feira da semana seguinte. Durante este período não funcionaria nada, nem posto de combustível, ficando abertas apenas as cooperativas para recebimento da safra agrícola. Aos restaurantes seria permitida apenas a entrega de refeições da porta para fora.

continua após publicidade

Conforme Gallo, o agravamento da situação por causa da Covid está cada vez mais preocupante. Segundo ele, os hospitais da região, principalmente os de Ivaiporã e Apucarana, já estão com os leitos de UTI esgotados e o estoque de medicamentos também está no fim. E todo dia está morrendo gente infectada por esta doença.

Na sua avaliação, o lockdown é uma medida drástica, porém necessária para fazer com que as pessoas fiquem em casa, evitem aglomerações e cumpram todas as regras sanitárias estabelecidas pela saúde pública. “Sabemos que o efeito negativo na economia dos municípios é grande, mas quanto vale uma vida, uma vida não tem preço, não”, argumenta Gallo, que passou mais de vinte dias internado com Covid e diz ter passado por momentos difíceis.

O prefeito de Ivaiporã e vice-presidente da Amuvi, Luiz Carlos Gil (PSD), se manifestou a favor do lockdown total, porém desde que todos os 26 municípios da Amuvi participem. “Não adianta um município fechar tudo e o outro não fechar nada. E se o Paraná todo adotar o lockdown melhor ainda, assim não ficamos sozinhos”, argumentou.

continua após publicidade

Para Carlos Gil, o fechamento total do comércio e de outras atividades ajuda a evitar o contágio pelo coronavírus. Segundo ele, depois de cinco dias de lockdown já vai cair o número de pessoas que procuram atendimento na Central de Covid e também o número de infectados.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitos do Vale do Ivaí discutem lockdown na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!