MAIS LIDAS
VER TODOS

VIOLÊNCIA

Número de homicídios dispara nos municípios da região

Relatório com dados de janeiro a setembro aponta aumento de 70,6% nas mortes violentas intencionais em comparação com todo ano passado

Da Redação

·
Aumento da violência preocupa o Conseg de Apucarana
Icone Camera Foto por TNonline
Aumento da violência preocupa o Conseg de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.12.2022, 17:14:11 Editado em 20.12.2022, 17:21:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A execução de um homem de 36 anos no Jardim Ponta Grossa na última sexta-feira (16), que foi gravada por uma câmera de segurança de uma lanchonete, chamou atenção para a escalada da violência em Apucarana e região neste ano. O número de homicídios disparou nos municípios do Vale do Ivaí em 2022.

continua após publicidade

Apenas de janeiro a setembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (20) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp-PR), foram 29 mortes violentas intencionais (28 homicídios dolosos e um feminicídio) na 18ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP), que engloba os 26 municípios do Vale do Ivaí. Em todo ano passado, foram 17 óbitos (16 homicídios dolosos e um por lesão corporal com resultado de morte). O aumento chega a 70,6%.

O homicídio da sexta-feira passada está fora desse levantamento, que não traz os dados do último trimestre do ano (outubro, novembro e dezembro). O crime chamou atenção pela brutalidade. Vanildo Augusto da Silva, mais conhecido como Jacaré, foi alvejado com mais de 15 disparos. Ele estava em uma mesa com mais sete pessoas, incluindo três crianças.

continua após publicidade

Dos 29 homicídios até setembro na região, 14 ocorreram em Apucarana; 3 em Ivaiporã, 3 em Jandaia do Sul, 2 em Marumbi e os demais em Bom Sucesso, Cruzmaltina, Faxinal, Jardim Alegre, Mauá da Serra, Rosário do Ivaí e São João do Ivaí.

No ano passado inteiro, 4 mortes ocorreram em Apucarana, 3 em São Pedro do Ivaí, 2 em Califórnia (um homicídio e um óbito após lesão corporal), 2 em Jandaia do Sul e os demais em Faxinal, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lunardelli, Marilândia do Sul e Mauá da Serra.

O aumento da violência preocupa o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), de Apucarana. Foram 13 homicídios dolosos e um feminicídio na cidade de janeiro a setembro, segundo os dados da Sesp-PR. O caso da última sexta-feira gerou alerta, principalmente após a divulgação de áudios determinando um suposto “toque de recolher” na região do Jardim Ponta Grossa.

continua após publicidade

O presidente do Conseg, Adilson Murara, diz que discutiu o assunto com integrantes das polícias Civil e Militar nesta terça-feira (20). “A polícia informou que não é possível ainda confirmar ou desmentir a informação do toque de recolher, mas que está investigando. Estamos cobrando um posicionamento, porque os áudios foram disseminados por toda a cidade e geram preocupação na população, principalmente daquela região”, comenta.

Em relação ao aumento de homicídios, ele afirma que também debateu o tema com os órgãos de segurança. Segundo Murara, essa violência pode ser algum desdobramento de outros crimes, principalmente tráfico de drogas. “Mas isso cabe a polícia investigar”, completa.

Número de homicídios dispara nos municípios da região
Icone Camera Foto por Fernando Klein
continua após publicidade


Por Fernando Klein

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Número de homicídios dispara nos municípios da região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!