MAIS LIDAS
VER TODOS

INQUÉRITO

Jandaia do Sul tem 21 dos 23 ônibus escolares em situação irregular

Veículo envolvido em acidente com alunos da Apae que provocou cinco mortes é um dos irregulares, aponta MP-PR

Da Redação

·
Cinco pessoas morreram em decorrência do acidente com ônibus da Apae em 9 de março
Icone Camera Foto por TNonline
Cinco pessoas morreram em decorrência do acidente com ônibus da Apae em 9 de março
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.04.2023, 16:37:46 Editado em 26.04.2023, 16:37:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) notificou a Prefeitura de Jandaia do Sul, no Norte do Paraná, após flagrar irregularidades na documentação de 21 dos 23 ônibus utilizados no transporte escolar do município. O levantamento integra inquérito civil público aberto pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca para apurar a situação dos veículos.

continua após publicidade

A apuração foi aberta em 10 de março, um dia após um ônibus da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jandaia do Sul colidir contra um trem. O acidente provocou a morte de cinco pessoas, entre alunos e funcionários da instituição. O ônibus acidentado está na lista de veículos irregulares, segundo o MP-PR.

O promotor Vinícius Henrique Bofo, responsável pelo inquérito, explica que os 21 veículos não têm Autorização de Circulação de Veículos Escolares (ACVE), emitida pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). O veículo que transportava as crianças da Apae estava com a documentação vencida desde 16 de setembro de 2019.

continua após publicidade

“Não podemos afirmar que esses veículos não estejam aptos para rodar. No entanto, a emissão da Autorização de Circulação de Veículos Escolares é obrigatória justamente para confirmar a situação dos veículos. Esse documento precisa ser renovado semestralmente e exige uma inspeção completa para garantir a segurança e demonstrar que não há irregularidades que coloquem as crianças em risco”, explica.

Segundo ele, a situação dos ônibus escolares começou a ser apurada após o acidente, mas são investigações diferentes. O promotor pontua que a colisão é alvo de inquérito policial, que ainda não foi concluído e remetido para análise do MP-PR.

“Nós fizemos o levantamento da situação dos ônibus escolares de todos os municípios da Comarca (Jandaia do Sul, São Pedro do Ivaí, Bom Sucesso, Marumbi e Kaloré). Ainda não recebemos a informação de São Pedro do Ivaí. Nos demais municípios, a maioria dos ônibus está em situação irregular”, afirma.

continua após publicidade

Ele explica que o MP-PR enviou notificação aos municípios. As prefeituras terão 15 dias para apresentar, ao menos, o comprovante de que solicitou a inspeção dos veículos junto ao Detran-PR. “Se a recomendação não for atendida, nós ingressaremos com as medidas judiciáveis cabíveis, mas acho que isso não será necessário”, assinala.

Vinícius Henrique assinala que os desleixo em relação à documentação e as inspeções dos veículos usados no transporte escolar é um problema comum na maioria dos municípios, principalmente de pequenos porte. No entanto, ele alerta que a falta da autorização de circulação abre possibilidade de falhas, que podem colocar em risco as crianças transportadas.

O TNonline procurou o prefeito interino Dionísio Costa Alves (Podemos), popular Fifa, para comentar o assunto e aguarda uma posição do município.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Jandaia do Sul tem 21 dos 23 ônibus escolares em situação irregular"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!