MAIS LIDAS
VER TODOS

FAKE NEWS

Adolescente autor de ameaça a escola é apreendido em Borrazópolis

Estudante de 14 anos mantinha páginas com fake news, mas não tinha nenhum plano de ataque, afirma polícia

Da Redação

·
Postagem publicada em redes sociais
Icone Camera Foto por Reprodução
Postagem publicada em redes sociais
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.04.2023, 15:22:38 Editado em 14.04.2023, 15:35:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma operação conjunta da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, norte do Paraná, apreendeu, em cumprimento de mandado expedido pela Justiça da Comarca de Faxinal, na manhã desta sexta-feira (14) um adolescente de 14 anos responsável por perfis em redes sociais que anunciavam massacres em escolas. O jovem era estudante da escola apontada como alvo e foi apreendido em casa, no município de Borrazópolis. Segundo a polícia, o adolescente não tinha nenhum plano ou armamento em seu poder e as postagens não passavam de fake news.

continua após publicidade

LEIA MAIS: Homem armado com facas artesanais tenta invadir escola em Floresta

Segundo o delegado Ricardo Toledo, o adolescente mantinha três páginas nas redes sociais, uma pessoal, e duas com teor de ameaça. A primeira ameaça foi deflagrada no último dia 10 de abril, em um colégio de Borrazópolis, e gerou evacuação da instituição. Outra página mantida pelo adolescente continha ameaças direcionadas a colégios de Apucarana. "Nessa, no entanto, ele não apontava alvos específicos", comenta.

continua após publicidade

O delegado destaca que a partir da primeira postagem, a Polícia Civil deflagrou uma investigação conjunta para identificar a ameaça. "Nós conseguimos a identificação da conta em 36 horas, mas esperamos a expedição dos mandados para agir. Nesse meio tempo, o adolescente foi monitorado preventivamente", comenta.

O adolescente, afirma ao delegado, se mostrou surpreso com a apreensão e afirmou, em depoimento, que as postagens não passaram de brincadeira. O menor não tem nenhum histórico de ato infracional junto à Polícia Civil e também em seu histórico escolar. Professores da escola, ouvidos pela polícia, descreveram o adolescente - que mora com a mãe e irmãos - como um aluno retraído e pouco comunicativo. A mãe do adolescente ficou bastante nervosa e precisou de atendimento médico. Ela não tinha conhecimento desse comportamento do filho.

LEIA MAIS: Polícia divulga guia de orientações para caso de violência nas escolas

continua após publicidade

O adolescente foi recolhido temporariamente à Delegacia até abertura de vaga em um Centro de Socioeducação (Cense) para cumprimento da medida de internamento temporário decretada pela Justiça. Segundo a polícia, o adolescente vai responder pelos crimes de ameaça e perseguição e também pela contravenção de causar alarde. "É uma resposta rápida e contundente da Polícia Civil inclusive como um aviso a quem dissemina falsas ameaças", afirma o delegado.

O delegado-chefe da 17ª SDP de Apucarana, Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, complementa que a Polícia Civil está monitorando atentamente redes sociais. "A polícia está atenta, estamos ouvindo alunos e diretores de várias escolas e estamos investigando. A disseminação de fake news é algo grave no momento em que vivemos", comenta.

Um balanço divulgado na última quarta-feira (12) pela Secretaria de Estado da Segurança apontava que 44 adolescentes foram apreendidos no estado desde o início aos ataques às escolas por divulgarem nas redes sociais conteúdos de ameaças e supostos ataques às instituições.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Adolescente autor de ameaça a escola é apreendido em Borrazópolis"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!