Mais lidas
Região

Meta é vacinar 106 mil contra gripe na região

.

A campanha contra a influenza começa dia 17 deste mês e deve vacinar 106.507 pessoas. Foto: Sérgio Rodrigo
A campanha contra a influenza começa dia 17 deste mês e deve vacinar 106.507 pessoas. Foto: Sérgio Rodrigo

A campanha contra a influenza começa dia 17 deste mês e deve vacinar 106.507 pessoas na área de abrangência da 16ª Regional de Saúde (RS), de Apucarana. O número, que é 1,6% maior que a meta do ano passado, ainda não engloba os professores, categoria que passou a integrar o grupo prioritário a partir deste ano. Somente nos municípios do Núcleo Regional de Educação (NRE), de Apucarana, são 2.285 professores e pedagogos que poderão receber o imunizante. A vacina também estará disponível para docentes para rede municipal e privada de ensino.

Um óbito por influenza foi confirmado, em Maringá, nesta semana e 12 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), que alerta para a necessidade da adesão à vacina. No ano passado foram mais de 200 mortes causadas pela gripe no Estado. Já na região da 16ª RS foram 10 óbitos, sendo nove por H1N1, que vitimou quatro pessoas em Apucarana, três em Arapongas, uma em Califórnia e uma em Grandes Rios. 

O outro óbito ocorreu em Jandaia do Sul por Influenza A.A chefe do departamento epidemiológico, da 16ª RS, Cacilda do Prado, observa que parte das doses já chegou à sede da regional e começará a ser repassada aos municípios na próxima semana. “A situação ainda está tranquila. Não foi confirmado nenhum caso de influenza na Regional de Saúde, mas precisamos ficar atentos e pedimos que as pessoas que fazem parte do público-alvo não deixem de tomar o imunizante”, sublinha.

Cacilda também frisa que alguns cuidados preventivos não podem ser esquecidos, como higienizar as mãos com álcool 70%, deixar sempre o ambiente arejado e não levar a mão à boca quando tossir, e sim proteger com o antebraço. O gesto diminuiu o risco de contaminação das mãos, e consequentemente, do ambiente.Em Apucarana, 37.491 pessoas devem ser vacinadas; em Arapongas, 29.327; Jandaia do Sul, 6.807 e Faxinal, 4.762. Idosos e doentes crônicos correspondem a maior parte do público-alvo. A mobilização nacional, chamada de Dia D, está marcado para o dia 6 de maio.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber