Região

Prefeitura de Apucarana programa Jornada de Saúde da Mulher

Da Redação ·

Pelo terceiro ano consecutivo, a Autarquia Municipal de Saúde e a 16ª Regional de Estado da Saúde promovem, em Apucarana, a Jornada Científica de Saúde da Mulher. O evento acontece de terça a quinta-feira (14, 15 e 16/10), no Cine Teatro Fênix, e vai debater a saúde e o bem estar no envelhecimento. As inscrições são gratuitas. O envelhecimento populacional é um dos fenômenos mais notórios dos tempos atuais em todo o mundo, trazendo consigo repercussões culturais, sociais e políticas, explica Gelcy Marchini, coordenadora da jornada.

continua após publicidade

De acordo com ela, o evento visa ser uma ferramenta para facilitar a difusão e a construção de saberes sobre a velhice e o envelhecimento. Através de uma estrutura multidisciplinar de apoio que estenda sua rede de comunicação e solidariedade, poderemos permitir uma renovação nas práticas assistenciais e sociais, além de estimular a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania da população idosa, afirma Marchini.

continua após publicidade
Programação - A abertura da jornada científica acontece terça-feira (14/10), às 18h30. Após Dr. Marcos Cabrera profere a conferência inaugural com o tema Envelhecimento e qualidade de vida. Na quarta-feira (15/10) as atividades têm início às 8 horas e se encerram às 18 horas. Na quinta-feira (16/10), a grade prevê trabalhos das 8 às 17 horas.

Dentre as palestras e mesas redondas, destaque para os seguintes assuntos: quarta-feira: Orientações à família nos cuidados às idosas; Direitos e garantias legais da pessoa idosa; osteoporose na pós-menopausa/prevenção de fraturas; Compreendendo o climatério. Quinta-feira: Doenças cardiovasculares na idosa; A sexualidade na terceira idade; A atividade física como agente de promoção da saúde e bem estar no envelhecimento; O diabetes e suas complicações na mulher idosa: aspectos preventivos; Cuidados alimentares e a saúde da idosa; O impacto da depressão sobre a qualidade de vida das idosas.