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Cidades do interior do PR representam 65% do consumo no estado

De acordo com dados da pesquisa de Índice de Potencial de Consumo (IPC Maps), os municípios que estão fora da Região Metropolitana de Curitiba representam, aproximadamente, 65% de todos os produtos consumidos no Paraná. Estima-se que em 2016, os paranaens

Da Redação

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Vista aérea de Apucarana, norte do Paraná (Foto: Irmo Vidor)
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Vista aérea de Apucarana, norte do Paraná (Foto: Irmo Vidor)
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.05.2016, 12:16:00 Editado em 27.05.2016, 22:34:39
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De acordo com dados da pesquisa de Índice de Potencial de Consumo (IPC Maps), os municípios que estão fora da Região Metropolitana de Curitiba representam, aproximadamente, 65% de todos os produtos consumidos no Paraná. Estima-se que em 2016, os paranaenses gastarão R$ 264 bilhões, dos quais cerca de R$ 160 bilhões devem vir de cidades interioranas.

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O aumento do consumo foras das capitais relaciona-se com o fenômeno de descentralização da economia. A descentralização da economia consiste na constante saída de empresas e capital das regiões metropolitanas, rumo às cidades do interior. 

O principal motivo é o corte de gastos. Em geral, nos grandes centros urbanos, os custos relacionados à produção, tais como matéria-prima e mão-de-obra, são muito elevados. Por conta disso, é vantajoso para as empresas mudaram-se para cidades onde os gastos sejam menores, de modo que estas possam produzir mais gastando menos. Este processo, que vem intensificando-se gradualmente já há alguns anos, foi acelerado devido a crise política e econômica enfrentada pelo país.

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Uma vez que pode estimular o consumo e a integração de regiões economicamente esquecidas, o fenômeno pode beneficiar os municípios do interior. No Paraná, outro incentivo para a descentralização é o programa "Paraná Competitivo", iniciativa do governo do estado que atrai investimentos para as cidades do interioranas. Outro fator positivo é o crescimento do agronegócio, que atualmente representa cerca de 70% das exportações do estado. 

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