Região

Polo UAB de Apucarana é avaliado pelo MEC

Da Redação ·
 Prefeito João Carlos, secretário Cláudio Silva e a professora Eliane Medeiros Borges
fonte: Edosn Denobi
Prefeito João Carlos, secretário Cláudio Silva e a professora Eliane Medeiros Borges

A estrutura física, equipamentos, computadores, rede de internet, tutores e pessoal de apoio oferecidos pelo Polo de Apucarana da Universidade Aberta do Brasil (UAB), junto ao prédio do Centro de Tecnologia e Ensino Superior da Praça Rui Barbosa, foram conferidos nesta segunda-feira (26/04) por uma avaliadora do Ministério da Educação (MEC). Professora Eliane Medeiros Borges, que há cinco anos coordena o polo de educação à distância – curso de pedagogia da UAB – da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF – MG), foi recepcionada no local pelo prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB) e pelo secretário de Desenvolvimento Humano, professor Cláudio Silva. “Desde que a UAB autorizou o funcionamento de seus mais de 400 polos pelo país, esta é a primeira vez que se faz efetivamente uma avaliação para que o MEC saiba como realmente estão esses pontos, principalmente no tocante à estrutura”, disse a avaliadora. De acordo com ela, de sua passagem por Apucarana será gerado um relatório a ser entregue para o Ministério em Brasília.

continua após publicidade

O prefeito João Carlos de Olveira salientou que apesar do polo já receber uma boa infraestrutura, está em fase de licitação obras de revitalização do prédio. “Mantendo as carecterísticas históricas, vamos melhorar tanto a parte de acessibilidade, quando a questão hidráulica e elétrica deste que se tornou um importante local de recepção e propagação de conhecimento”, disse. O secretário Cláudio Silva informou, à avaliadora do MEC, que o laboratório da Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes, na Vila Formosa, também está apto a receber atividades do polo, em uma possível necessidade de ampliação do número de cursos.

Em Apucarana, o Polo da UAB tem parcerias com as universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), Centro-Oeste de Guarapuava (Unicentro) e Faculdade Apucarana Cidade Educação (Faced), que atendem a cerca de 480 alunos.

continua após publicidade

UAB – Lançada em dezembro de 2005, o programa Sistema Universidade Aberta do Brasil, o Sistema UAB, tem como objetivo democratizar, expandir e interiorizar a oferta de ensino superior público e gratuito no país. Outras informações http://www.uab.capes.gov.br/.