MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Crises fizeram Estado 'voltar à moda', diz Esther Dweck

"O Estado voltou à moda", afirmou nesta segunda-feira, 22, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ressaltando que, apesar da persistência, em alguns setores, de uma retórica anti-Estado, a combinação de crises nos últimos ano

Denise Luna (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Luna (via Agência Estado)
Publicado em 22.07.2024, 13:39:00 Editado em 22.07.2024, 13:43:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

"O Estado voltou à moda", afirmou nesta segunda-feira, 22, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ressaltando que, apesar da persistência, em alguns setores, de uma retórica anti-Estado, a combinação de crises nos últimos anos, nas esferas econômica, política, ambiental, sanitária e geopolítica, recolocam o Estado e seus instrumentos no centro da agenda internacional.

continua após publicidade

"Nesse contexto, temos dois desafios importantes pela frente. O primeiro é disputar os rumos desse debate, para que resulte no fortalecimento concreto das capacidades estatais, principalmente nos países em desenvolvimento. O segundo desafio é reimaginar o desenho das capacidades estatais necessárias para o enfrentamento dos novos desafios contemporâneos e emergentes", disse Dweck durante a abertura do evento do G20 "States of the Future", que está sendo realizado na sede do BNDES, no Rio de Janeiro.

Em seu discurso, a ministra destacou que o "Estado do Futuro" que se deseja "é verde, digital e inclusivo", e para isso os países têm que ter políticas públicas e serem democráticos, para estimular a participação de toda a sociedade.

continua após publicidade

"Tem que ser capaz de implementar políticas públicas no território e de articular, internacionalmente, processos de integração regional e de reforma da governança global para a redução de assimetrias de poder", afirmou a ministra, destacando que o Novo Banco de Desenvolvimento, presidido pela Presidenta Dilma Rousseff, "é um ator importante nesse processo de afirmação do sul global", complementou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

Deixe seu comentário sobre: "Crises fizeram Estado 'voltar à moda', diz Esther Dweck"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!