Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Governo tenta definir prioridades de votação em razão do calendário da Copa

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

DANIEL CARVALHO

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O governo tenta definir até o fim desta semana que projetos vai priorizar no Congresso já que o ano de 2018 é, na prática, mais curto por causa de um calendário de eventos que começa com a Copa do Mundo, em 14 de junho.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Auxiliares do presidente Michel Temer fizeram as contas e concluíram que o governo tem apenas 92 dias -ou 26 sessões- para dar seguimento a 21 medidas provisórias, 15 projetos da agenda econômica, além da pauta de segurança pública e saúde, prioridades do Legislativo.

"Tem que votar uma matéria e meia por dia. É impossível. Tem que casar a pauta da Casa com a pauta do governo. Precisa fazer reunião para priorizar o que é possível", disse o líder do governo no Congresso, André Moura (PSC-SE).

A Copa do Mundo acaba somente em 15 de julho. Antes disso, durante o campeonato de futebol, há as festas juninas, que tradicionalmente esvaziam o Congresso. Depois disso, o calendário eleitoral já estará aquecido.

publicidade

Na lista de prioridades, há projetos que não têm consenso no Legislativo. É o caso da privatização da Eletrobras, cuja comissão para discutir o assunto ainda não começou a trabalhar.

URGÊNCIA

Nesta semana, a previsão é que se vote apenas a urgência de alguns itens da pauta prioritária, apesar de o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ter levantado a possibilidade de entrar no mérito da proposta de reoneração da folha de pagamento de alguns setores econômicos até quinta-feira (15).

publicidade

Na segunda-feira (12), Temer reuniu líderes e vice-líderes no Palácio do Planalto para medir o apoio ao governo e ouvir sugestões.

Os parlamentares apresentaram propostas que foram de alterações no Código de Processo Penal ao fim do horário de verão.

Também há pressão de determinados setores para que o Congresso vote matérias que estão fora da já recheada lista da contabilidade do governo.

publicidade

Nesta terça-feira (13), Maia almoçou com integrante da bancada ruralista e disse que deve levar ao plenário até o início de abril projeto de lei que altera as regras de licenciamento ambiental. Polêmica e sem consenso, a matéria encontra forte resistência de ambientalistas. 

Maia, que é pré-candidato à Presidência da República, pretende viajar pelo país de quinta a domingo para tentar se viabilizar na disputa.

Nesta semana, deve começar o périplo pelos estados da Paraíba, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A agenda ainda não está definida.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline