Paraná

Todas as vacinas devem ser usadas na 1ª dose, diz Beto Preto

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Todas as vacinas devem ser usadas na 1ª dose, diz Beto Preto
fonte: Reprodução/RPC
Todas as vacinas devem ser usadas na 1ª dose, diz Beto Preto

Na manhã desta segunda-feira (22), o secretário estadual da Saúde do Paraná, Beto Preto, disse, em uma entrevista à RPC, que vai pedir aos prefeitos de todos os municípios do estado que utilizem todos os 369 mil imunizantes recebidos nos dois últimos lotes para aplicação da 1ª dose. 

continua após publicidade

Conforme o secretário, o pedido é uma orientação do Ministério da Saúde para que estados e cidades não estoquem vacinas para aplicação da 2ª dose. A meta do governo é acelerar a vacinação. 

"São 369 mil doses para disponibilização aos municípios no sentido de fazer a primeira dose", disse.

continua após publicidade

O secretário destacou que está preocupado com a demora na entrega de imunizantes pelo Ministério da Saúde, porém, que mesmo assim, é necessário seguir a orientação. 

"Vamos seguir exatamente aquilo que foi colocado pela Coordenação-Geral de Imunizações em Brasília. É uma preocupação, porque com esses atrasos e tudo mais, eu fico muito preocupado. Eu gostaria de reservar as doses. Como não vamos reservar, teremos 240 mil que chegaram anteontem e mais 129 mil doses da carga da semana passada", relatou.

Desde o início da campanha de imunização no país, o Paraná recebeu 1.500.450 doses do governo federal. E, conforme os dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), já foram aplicadas 745.046 doses em 553.135 pessoas.

continua após publicidade

De acordo com Beto Preto, espera-se que o índice de idosos com casos graves do coronavírus diminua ao seguir a orientação de aplicação de todas as vacinas como primeira dose. 

"Vamos gastar as vacinas, porque cada cidadão imunizado é a possibilidade de um caso grave a menos que possa ter que utilizar os nossos leitos. Podemos poupar a vida das pessoas com a vacina", afirmou.

Com informações; G1.