Na manhã desta terça-feira (3), Beto Preto, que é secretário estadual da Saúde, disse que os imunizantes contra o novo coronavírus estão chegando a 'conta-gotas', no Paraná. Isso se deve, por conta das poucas quantidades de vacinas que o estado está recebendo.
Quando a campanha de vacinação contra a Covid-19 teve início, o estado recebeu 352,1 mil doses de vacinas do Ministério da Saúde. No país, foram entregues 8,7 milhões de doses aos estados.
"Devem chegar mais vacinas até o final da semana ou semana que vem. Infelizmente estão vindo a conta-gotas. Nós gostaríamos que viessem mais rapidamente", diz Beto Preto.
O secretário também destacou que os municípios devem intensificar a vacinação. "Quero insistir aqui que as secretarias municipais de saúde para que gastem todo o estoque. Que procurem todos aqueles da faixa-alvo nesse momento. Não vamos ficar com vacina em estoque, porque vacinar é restringir a circulação do vírus nesse momento".
Segundo as informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), cerca de 158.780 doses foram aplicadas no Paraná, o que simboliza 45% das doses recebidas. O Paraná é um dos estados que mais aplicou doses da vacina.
O início da imunização em idosos que não moram em instituições de longa permanência só deve começar assim que chegar mais doses no estado, conforme Beto Preto.
"Quando isso acontecer, vamos ver cair muito a mortalidade. 76% das pessoas que perderam a vida até o momento têm mais de 60 anos. É uma luta e nos queremos diminuir os danos", explica.
Com informações; G1.
Deixe seu comentário sobre: "Secretário estadual da Saúde diz que vacinas contra Covid-19 'estão vindo a conta-gotas'"