MAIS LIDAS
VER TODOS

TRÂNSITO

Quase 3 milhões de motoristas já têm CNH Digital no Paraná

Ao fazer a primeira habilitação ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o sistema já disponibiliza a versão digital do documento

Da Redação

·
A CNH Digital substitui o documento físico
Icone Camera Foto por REPRODUÇÃO/Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A CNH Digital substitui o documento físico
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.01.2024, 14:27:27 Editado em 23.01.2024, 14:26:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ao todo, 2.993.354 paranaenses possuem a CNH Digital em seus smartphones, o que corresponde a 50,7% do total de habilitados no Estado (5.893.343 condutores), de acordo com levantamento realizado pelo Detran-PR junto ao Serpro, empresa pública de tecnologia que atende o governo federal. A CNH Digital substitui o documento físico como porte obrigatório para condução de veículo ou como documento de identificação.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: PMPR e Polícia Federal apreendem 2,2 toneladas de maconha em Cascavel

Em todo o País, 42.811.056 condutores já baixaram o aplicativo – ou seja, os paranaenses representam 7% do total. Os estados com mais documentos digitais são São Paulo (12.482.801), Minas Gerais (4.518.720) e Rio Grande do Sul (3.455.965).

continua após publicidade

Ao fazer a primeira habilitação ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o sistema já disponibiliza a versão digital do documento. Para ter acesso, o cidadão precisa baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou o app próprio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), o Detran Inteligente. Trafegar sem a CNH é uma infração de trânsito leve, com punição de três pontos.

O Detran-PR incentiva constantemente a população a aderir a esse movimento, dentro da linha de digitalização dos serviços. “Além da praticidade de ter um documento de identificação no celular, o cidadão fica com uma preocupação a menos de precisar tirar uma 2ª via em caso de perda, por exemplo”, comenta o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Segundo ele, além da CNH Digital, o próprio aplicativo do Detran-PR, o Detran Inteligente, tem muitas facilidades para os condutores e proprietários de veículos. É possível realizar diversos serviços por meio dele, como solicitar a transferência de um veículo, solicitar o primeiro emplacamento, consultar extratos de débitos, pagar o IPVA e registrar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), entre outros. Ele acumula 4.341.300 de downloads. O aplicativo está disponível na Google Store e no sistema iOS.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Quase 3 milhões de motoristas já têm CNH Digital no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!