MAIS LIDAS
VER TODOS

Operação Opus Novum

Polícia Federal faz operação contra fraudes no INSS em Cambé

Ação investiga servidora do INSS por suposta fraude em concessão de benefício

Da Redação

·
A servidora ainda era auxiliada por familiares, que constituíram empresas usadas para aliciar seguradas em todo o território nacional.
Icone Camera Foto por Divulgação/PF
A servidora ainda era auxiliada por familiares, que constituíram empresas usadas para aliciar seguradas em todo o território nacional.
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.10.2024, 10:44:39 Editado em 09.10.2024, 10:45:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Delegacia de Polícia Federal em Londrina/PR cumpriu três mandados de busca e apreensão no município de Cambé, no início da manhã desta quarta-feira, 9/10, em função de mandados emitidos pela 3ª Vara Federal de Maringá/PR, deflagrando assim a operação Opus Novum.

continua após publicidade

📰 LEIA MAIS: Vereador mais votado em Apucarana não é eleito; entenda

Com apoio da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social do Ministério da Previdência Social (MPS), a investigação que teve início em meados deste ano foi ensejada por indícios de fraudes apresentados pela Gerência do INSS em Londrina, que apontavam participação de servidora do órgão em esquema criminoso que visava a obtenção de benefícios de salário-maternidade de forma ilegal, com inserção de dados falsos nos sistemas do INSS e/ou simples desrespeito aos requisitos mínimos para o benefício, com sua implantação indevida.

continua após publicidade

A citada servidora ainda era auxiliada por familiares, que constituíram empresas usadas para aliciar seguradas em todo o território nacional.

De acordo com a citada Coordenação-Geral de Inteligência do MPS, foram identificados prejuízos ao erário na ordem de mais de R$ 286 mil, tendo em conta somente 50 processos de benefícios analisados como paradigmas.

Os envolvidos responderão pelos crimes de estelionato previdenciário, advocacia administrativa e organização criminosa, com penas máximas que, somadas, podem chegar a mais de quatorze anos de reclusão.

continua após publicidade

A expressão Opus Novum, do latim trabalho novo ou ocupação nova, denominou a operação pois seus investigados mudaram de ramo de atividade desde a época em que intermediavam os benefícios ilegais, tendo inclusive dois deles migrado para o exterior. Até mesmo a servidora pública que operava o esquema hoje atua em setor diferente daquele que ocupava quando da prática das ilegalidades.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Polícia Federal faz operação contra fraudes no INSS em Cambé"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!