MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde pública

Paraná fortalece combate à dengue em reunião do Comitê Intersetorial

Reunião trouxe um panorama do atual cenário epidemiológico, buscando alinhar ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.01.2024, 19:59:53 Editado em 24.01.2024, 20:30:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Governo do Estado realizou, nesta quarta-feira (24), um encontro do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, onde foram discutidas ações de mobilização e vigilância permanente com o objetivo de reduzir os casos da doença e o número de óbitos no Paraná.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Central de Atendimento da Dengue lota no primeiro dia em Apucarana

Composta por representantes de secretarias do Estado, Assembleia Legislativa, Ministério Público, empresas estatais e entidades representantes da sociedade civil, a reunião trouxe um panorama do atual cenário epidemiológico, buscando alinhar ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

continua após publicidade

"A luta contra a dengue é comunitária. É necessário unir esforços para proteger a saúde da população e superar desafios. Este trabalho integrado possibilita o desenvolvimento e implementação de ações para evitar um agravamento ainda maior deste cenário, especialmente no que diz respeito aos casos mais graves", declarou Beto Preto, Secretário de Estado da Saúde.

 Reunião foi realizada nesta quarta-feira
Icone Camera Foto por AEN
Reunião foi realizada nesta quarta-feira

De acordo com o último boletim divulgado pela Sesa, o Paraná soma quatro óbitos e 16.693 casos confirmados pela dengue. Desde o início do atual período epidemiológico, em julho de 2023, o Paraná tem intensificado ações de combate à doença, por meio de aumento no repasse de recursos à vigilância sanitária, capacitações para o manejo clínico de pacientes, envio de veículos para a aplicação do fumacê e intensificação de campanhas de conscientização.

continua após publicidade

SESC - A representante do Sesc/PR, Suellen Costa, relatou o êxito da campanha “Aqui o mosquito não entra”, realizada entre 2022 e 2023. Por meio de um aplicativo, a ação digital estimula a população a registrar imagens de focos do mosquito e na sequência a sua eliminação. O aplicativo mostra em tempo real a eliminação desses criadouros. A estratégia tem como objetivo conscientizar sobre áreas como saúde e meio ambiente. Neste último ciclo, 11.309 pessoas se cadastraram na campanha, que registrou a eliminação de 325.625 focos. Para participar da atividade, basta realizar o download do aplicativo Sesc.

DEFESA CIVIL - O tenente-coronel Fernando Raimundo Schünig, coordenador estadual da Defesa Civil, ressaltou ações que a pasta vem desenvolvendo neste ano.

"Temos atuado em relação direta com os municípios, realizando mutirões de limpeza para evitar criadouros do mosquito. Este é um combate que passa principalmente pela conscientização da população, por isso a necessidade de promover atos coletivos", avaliou.

COMITÊ - Criado em 2019, o Comitê Intersetorial de Controle da Dengue tem como objetivo implementar ações de mobilização para a intensificação do combate à doença. O comitê é composto por 13 secretarias, autarquias e órgãos do Governo do Estado. Neste encontro estiveram presentes representantes do Ministério Público, Defesa Civil, Conselho Estadual de Saúde, Conselho das Secretarias municipais de Saúde (Cosems-PR), Unimed, Casa Militar, Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Paraná (Fehospar), além de equipes técnicas da Sesa.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná fortalece combate à dengue em reunião do Comitê Intersetorial"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!