MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Central de Atendimento da Dengue lota no primeiro dia em Apucarana

Estrutura montada no Ginásio Lagoão é destinada exclusivamente a pacientes com sintomas da doença; saiba mais

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.01.2024, 14:13:25 Editado em 24.01.2024, 14:13:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Central de Atendimento de Combate à Dengue lotou no primeiro dia de funcionamento, nesta quarta-feira (24), no Ginásio de Esportes Lagoão, em Apucarana. A estrutura montada no hall de entrada da praça esportiva oferta consultas e também hidratação venosa no caso de prescrição médica. O TNonline esteve no local pela manhã e os pacientes aprovaram o novo sistema de atendimento. Veja o vídeo abaixo.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Dengue: sétima morte suspeita é investigada em Apucarana

Foram instalados seis consultórios médicos no local, além de uma sala de soroterapia com 30 cadeiras apropriadas para tratar os pacientes com hidratação venosa (soro na veia).

continua após publicidade

'Esse ponto de apoio é destinado para as pessoas com síndrome febril ou suspeita de dengue. O objetivo é garantir um atendimento de qualidade e também desafogar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão, que estavam concentrando os atendimentos", explica o superintendente da Atenção Básica da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Odarlone Orente.

Segundo ele, seis médicos vão atender no local das 8 às 22 horas, com apoio de uma equipe de enfermagem e servidores da área administrativa. No caso de confirmação da dengue e prescrição médica, os pacientes poderão fazer no próprio local a hidratação venosa, que é o tratamento mais indicado para a doença.

 Espaço disponibiliza hidratação venosa no caso de prescrição médica
Icone Camera Foto por TNOnline
Espaço disponibiliza hidratação venosa no caso de prescrição médica
continua após publicidade

A população aprovou a estrutura. A aposentada Zeni da Silva passou pela hidratação venosa. "O atendimento foi bom. O local tem melhor ventilação e mais espaço. Ficou bem melhor", disse.

A costureira Marli Gomes, de 47 anos, também gosto da iniciativa. Ela disse que está indo desde a última quinta-feira (18) na UPA e seu quadro de saúde tem piorado. "A dengue é uma doença de ladeira abaixo", compara, citando a piora gradativa. Segundo ela, um local apropriado apenas para a dengue é o mais adequado. "A UPA é urgência e emergência", compreende.

ESTRUTURA

continua após publicidade

A estrutura foi criada por conta da alta demanda para atendimento de pacientes com sintomas da dengue. O município enfrenta epidemia da doença, com 2,7 casos confirmados, segundo o último boletim oficial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado nesta terça-feira (23).

A unidade vai atender das 8 as 22 horas, de segunda a sexta-feira. O local tem capacidade para atender até 500 pacientes por dia, segundo a Prefeitura.

continua após publicidade

A Autarquia Municipal de Saúde destaca que a Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão, situada na Avenida Central do Paraná, no Jardim América, continuará sendo referência no atendimento de casos de dengue.

Assista:

TnOnline TV

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Central de Atendimento da Dengue lota no primeiro dia em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!