MAIS LIDAS
VER TODOS

fiscalização

Operação apreende 350 kg de produtos irregulares em mercado de Maringá

Parte dos alimentos inadequados foi inutilizada e descartada no local, na presença dos responsáveis pelo estabelecimento

Da Redação

·
Produtos foram descartados nesta terça-feira
Icone Camera Foto por Divulgação/Procon
Produtos foram descartados nesta terça-feira
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.04.2024, 20:59:12 Editado em 02.04.2024, 20:59:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Procon de Maringá e a Vigilância Sanitária apreenderam na manhã desta terça-feira, 2, aproximadamente 350 quilos de produtos irregulares em uma Operação Integrada para verificar uma denúncia contra um supermercado na Zona Norte da cidade. Parte dos alimentos inadequados foi inutilizada e descartada no local, na presença dos responsáveis pelo estabelecimento.

continua após publicidade

As equipes flagraram produtos sem data de validade, vencidos e outros sem etiqueta de identificação, todos que não poderiam estar à venda em um estabelecimento comercial.

-LEIA MAIS: Projeto de lei prevê multa para usuários de drogas no Paraná

continua após publicidade

O Procon flagrou entre os produtos irregulares mortadela, mussarela, temperos, torradas, melão, farinha e bacalhau, farinha e hamburguer, que estavam com data de validade vencida. O estabelecimento já foi vistoriado pela Vigilância Sanitária no mês passado e recebeu orientações. Todos foram inutilizados e descartados no local. O flagrante gerou multa de R$ 29.156,00, baseada no tamanho do local, valores dos produtos e outros fatores calculados pela fiscalização. “É importante os consumidores denunciarem esses casos. Alimentos inadequados podem fazer mal à saúde de quem consome. É um risco muito grande”, orienta o coordenador do Procon, Edjalma Alves.

A Vigilância Sanitária fez dois procedimentos. Apreendeu e interditou quase 300 quilos de produtos que estavam sem identificação, rastreabilidade ou data de validade vencida, como carnes, pães, pururuca e café, que deverão ser recolhidos pelos fabricantes e a documentação da ação ser apresentada na Secretaria de Saúde.

Também foram flagrados nesta terça-feira produtos estocados de maneira inadequada, como alimentos no chão, mercadorias que deveriam estar condicionadas em local específico e estavam com outros produtos no mesmo espaço, entre outras situações. “Os responsáveis pelo supermercado foram orientados e convidados para participarem do Curso de Boas Práticas de Manipulação em Alimentos, fornecido gratuitamente pela Secretaria de Saúde”, informa a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Caroline Carnelossi.

continua após publicidade

As denúncias sobre casos como esse podem ser feitas nos telefones 151 (do Procon) ou 156 (da Ouvidoria Municipal) – veja abaixo os canais do Procon.

Confira os produtos descartados

10 quilos de mortadela

continua após publicidade

3,3 quilos de mussarela

7 embalagens com temperos

continua após publicidade

7 bandejas com torradas

1,6 quilo de melão

2,9 quilos de farinha de rosca

continua após publicidade

100 gramas de bacalhau

Vigilância Sanitária – apreendidos para devolução

259 quilos de carne

continua após publicidade

14 pacotes de pão de forma

80 unidades de pururuca

15 quilos de café

Produtos descartados:

19 quilos de mortadela

6,6 quilos de farinha de rosca

3 quilos de mussarela

46 unidades de hamburguer

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

Deixe seu comentário sobre: "Operação apreende 350 kg de produtos irregulares em mercado de Maringá"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!