MAIS LIDAS
VER TODOS

saúde

OMS confirma primeira morte por gripe suína no Oeste do Paraná

A vítima, uma mulher de 42 anos, era moradora de Toledo e estava com a saúde debilitada devido ao tratamento de um câncer

Da Redação

·
Imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Pixabay
Imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.06.2023, 16:32:46 Editado em 21.06.2023, 16:32:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou por meio de uma nota técnica a morte de uma moradora de Toledo, no Oeste do Paraná, por infecção pelo vírus influenza A (H1N1), variante de origem suína. A doença é conhecida popularmente como "gripe suína".

continua após publicidade

Essa é a primeira infecção humana causada pelo vírus relatada em 2023 no Brasil, de acordo com as informações do dia 16 de junho. A vítima, uma mulher de 42 anos, estava com a saúde debilitada devido ao tratamento de um câncer.

A OMS afirmou que "este é um caso esporádico com base nas informações atualmente disponíveis e uma disseminação adicional não foi detectada". De acordo com a Fiocruz, que também atuou no caso, esse vírus normalmente circula entre porcos e, em casos de infecção, causam quadro clínico leve.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Jogador de futebol de 24 anos morre ao ser atropelado dentro de casa

O ser humano pode ser contaminado após exposição direta ou indireta a suínos ou ambientes contaminados. Não há vacina específica, contudo, a imunização sazonal reduz o risco de adoecimento.

A Fiocruz informou que o vírus foi detectado por exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Paraná (Lacen).

continua após publicidade

Em nota a Secretaria Estadual e Saúde (Sesa) afirmou que, seguindo protocolo, o caso foi notificado ao Ministério da Saúde (MS) e à Organização Mundial da Saúde (OMS) e que houve encaminhamento de informações ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) informou que está monitorando as propriedades de suínos na região de Toledo, mas que não há nenhuma ocorrência da doença registrada em animais.

Como a mulher foi infectada?

Segundo a nota, a mulher morava próximo a uma granja de suínos e teve sintomas como febre, dor de cabeça, dor de garganta e dor abdominal em 1º de maio de 2023.

continua após publicidade

Ela foi hospitalizada em 3 de maio com uma infecção respiratória aguda grave e, no dia seguinte, deu entrada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde morreu em 5 de maio.

Conforme a OMS, a mulher não teve contato direto com os animais, mas duas pessoas próximas a ela trabalham em granja de suínos. Ambas não desenvolveram a doença e fizeram testagem que deu negativa para influenza.

Segundo a OMS e a Fiocruz , esta é a terceira infecção humana relatada no estado do Paraná. A primeira foi detectada em 2021 e a segunda em 2022.


Com informações g1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "OMS confirma primeira morte por gripe suína no Oeste do Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!