MAIS LIDAS
VER TODOS

PARANÁ

Foi registrado 1.777 casos envolvendo animais peçonhentos

Hospital da UEL informou que um terço dos casos de intoxicação atendidos em 2021 foram causados por animais peçonhentos

Da Redação

·
Foi registrado 1.777 casos envolvendo animais peçonhentos
Icone Camera Foto por Pixabay
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.02.2022, 13:13:25 Editado em 02.02.2022, 13:13:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Centro de Assistência Toxicológica (Ciatox) do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, vinculado à Universidade Estadual de Londrina (UEL), divulgou que, durante o ano de 2021, atendeu 1.777 casos envolvendo animais peçonhentos em todo o Estado do Paraná. O setor que funciona no HU/UEL, atendeu 5.879 casos de intoxicação em geral durante todo o ano de 2021, isso significa que os casos envolvendo animais peçonhentos representam um terço dos atendimentos totais.

continua após publicidade

De acordo com o coordenador do Ciatox e professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Camilo Molino Guidoni, os escorpiões estão na dianteira nos atendimentos: foram 665 casos. Em segundo lugar estão as aranhas com 642 casos. O serviço também recebeu 201 atendimentos envolvendo picadas de cobras venenosas. As lagartas figuram entre os animais peçonhentos que causam acidentes. Ao todo, foram 126 pacientes acometidos por picadas dos insetos. Há também os atendimentos por picadas de abelhas. Guidoni afirma que foram apenas 49 atendimentos em todo o Paraná, durante 2021, mas este número, segundo o farmacêutico, certamente está subnotificado. “Os pacientes buscam o serviço de saúde antes e, muitas vezes, não são encaminhados para o Ciatox de sua região. Então, há bastante subnotificação”, argumentou.

É preciso ter cuidado, pois, com a chegada dos meses quentes do ano, aumentam os casos de intoxicação por ataques de animais peçonhentos em todo o Paraná. As altas temperaturas provocam a saída de muitos deles de seu habitat para o acasalamento, o que aumentam as chances de serem encontrados por humanos. Uma comprovação disso, foi um caso na cidade de Sarandi, onde uma criança de pouco mais de um ano foi picada por um escorpião, enquanto brincava no chão da sua própria residência.

continua após publicidade


FUI PICADO, O QUE FAZER?

Antes de tudo, manter a calma. Esse é o primeiro passo para quem foi atacado por um animal venenoso, segundo o coordenador Camilo Molino Guidoni. Capturar o animal é outro passo importante mas, caso não seja possível, o paciente pode descrevê-lo na hora do atendimento.

continua após publicidade

Não é recomendado matar os animais e, caso isso já tenha sido feito após o ataque, ele deve ser levado do mesmo jeito para averiguação. “Só conseguimos elencar os atendimentos e classificá-los porque temos acesso aos animais. Só por isso conseguimos identificar, seja pela família, seja pelo gênero”, completou Guidoni.

O atendimento nesses casos deve ser feito imediatamente para que o quadro não se agrave. “Muitos pacientes resolvem esperar, porque na hora não está doendo. Mas no caso do escorpião amarelo, por exemplo, o tratamento se desenvolve melhor se o atendimento for feito rapidamente”, finalizou o professor.


Fonte: Agência Estadual de Notícias.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Foi registrado 1.777 casos envolvendo animais peçonhentos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!