Geral

Empossado novo diretor de Cultura da UEM

Da Redação ·
 Empossado novo diretor de Cultura da UEM
fonte: Divulgação
Empossado novo diretor de Cultura da UEM

Pedro Carlos Aquino Ochoa é o novo diretor de Cultura da Universidade Estadual de Maringá, em substituição a Rafael Alves de Souza. A solenidade de posse ocorreu nesta segunda-feira, dia 7, nos corredores da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Em sua despedida, Souza disse que a data era um dia feliz pela sensação de dever cumprido e por ter encontrado lá um ambiente semelhante a sua casa. Falou sobre o contraponto entre sua atividade de engenheiro civil e a de músico. Cobrou mais investimento para o setor, comentando que os recursos anuais da DCU são de R$ 25 mil e que são insuficientes para desenvolvimento das atividades. Ressaltou que a DCU é o coração da Universidade e que, se ela parar, tudo para. Finalizou ressaltando seu amor pela instituição e sobre o projeto da concha acústica.

continua após publicidade

O pró-reitor de Extensão e Cultura, José Gilberto Catunda Sales, disse que sempre viu a PEC como uma Pró-Reitoria mais estruturada da UEM em seu fator principal que são as pessoas. Para ele, não adianta ter prédios, mesa, equipamentos sem pessoas. “As pessoas daqui são diferenciadas. Os sons que ouvimos aqui são diferentes dos ouvidos em outros setores”. Comparando as funções com edificações, falou que elas são o alicerce que sustenta, suporta o peso e o distribui. E, no caso da PEC, executadas por pessoas com sensibilidade. Ponderando que, quando aprendemos a conviver com as dificuldades, a confiança não é abalada, falou esperar uma boa gestão.

O reitor Julio Santiago Prates Filho agradeceu o papel desenvolvido pelo professor Rafael de Souza nesse 1,5 ano frente à DCU. Falando que sabe das dificuldades, disse que tem um sonho de ver a Universidade cheia de pessoas, de crianças, no câmpus, participando de diversas atividades. Ressaltou que a UEM não é de uma pessoa ou de um grupo, mas é resultado de um esforço coletivo de todos. Lembrou os rankings que colocam a UEM entre as melhores universidades do País e que a UEM apresenta excelência, não só em projetos, artigos, mas na cultura, que é de primeira linha. Informou que a construção da concha acústica está garantida e que já conversou com o novo diretor de Cultura, que apresentou diversos projetos a serem executados. Prometeu buscar recursos com os governos estadual e federal para concretização de projetos no setor.