MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Venda de bônus do 'sul da Europa' pode dificultar aperto monetário do BCE

Investidores que apostam em um dólar mais forte podem relaxar: mesmo se o Banco Central Europeu (BCE) quiser elevar juros de modo agressivo, terá um trabalho difícil. O dólar recua ante o euro neste mês, após ganhos recentes, com maior expectativa de uma

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.02.2022, 13:58:00 Editado em 16.02.2022, 14:04:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Investidores que apostam em um dólar mais forte podem relaxar: mesmo se o Banco Central Europeu (BCE) quiser elevar juros de modo agressivo, terá um trabalho difícil. O dólar recua ante o euro neste mês, após ganhos recentes, com maior expectativa de uma alta de juros futura na zona do euro. Os presidentes dos bancos centrais de Alemanha e Holanda, integrantes do conselho do Banco Central Europeu (BCE), disseram recentemente que apoiavam uma elevação dos custos de empréstimo pelo BCE em 2022.

continua após publicidade

Há, porém, outro fator que investidores devem monitorar: o spread entre a dívida da Alemanha e o chamado "sul da Europa". Se ele ficar muito elevado, o BCE terá de fazer uma pausa.

O juro do bônus de 10 anos da Itália está 1,7 ponto porcentual acima do alemão, maior diferença desde o verão local de 2020. Os bônus de Espanha, Portugal e Grécia tiveram ondas de vendas nas duas últimas semanas.

continua após publicidade

O papel do BCE em apoiar a dívida dos países mais fracos é sua tarefa mais importante, porém dizer isso em voz alta é impopular. Sempre que os mercados sentem menor apoio do BCE, vendem bônus italianos e espanhóis, o que pode ameaçar até mesmo a existência do euro, como ocorreu em 2011. Com isso, o banco central não tem alternativa a não ser mutualizar implicitamente a dívida, embora fazer isso de modo oficial seja um tabu político.

O ponto que a presidente do BCE, Christine Lagarde, enfrenta agora é que o banco central diz há tempos que só elevaria juros após o fim dos programas de compra de bônus. O fim do apoio aos países mais fracos, porém, poderia elevar os custos de empréstimo muito mais nessas nações.

Até agora, a resposta do mercado tem sido contida. Os dirigentes poderiam, além disso, mudar de ideia e desvincular a compra de bônus dos juros. Nesse quadro, de qualquer modo, o dólar parece ter vantagem sobre o euro, já que as altas de juros nos Estados Unidos devem vir relativamente rápidas, enquanto para o mesmo ocorrer na Europa há uma corrida de obstáculos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Venda de bônus do 'sul da Europa' pode dificultar aperto monetário do BCE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!