MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Powell diz que economia dos EUA cresce em ritmo sustentável, sólido, forte e saudável

O presidente do federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, reforçou nesta quinta-feira, 7, que a economia dos Estados Unidos cresce em ritmo "sustentável", "sólido", "forte" e "saudável". Segundo ele, o país registra desempenh

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 07.03.2024, 13:50:00 Editado em 07.03.2024, 13:56:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, reforçou nesta quinta-feira, 7, que a economia dos Estados Unidos cresce em ritmo "sustentável", "sólido", "forte" e "saudável". Segundo ele, o país registra desempenho melhor que todas as outras grandes potências econômicas do globo.

continua após publicidade

Em audiência no Senado norte-americano, Powell também qualificou o mercado de trabalho dos EUA como forte e ressaltou que a inflação arrefeceu de maneira significativa no último ano.

Política monetária

continua após publicidade

O presidente do Federal Reserve disse que a autoridade monetária busca obter maior confiança de que a inflação nos EUA caminha de forma sustentável de volta à meta de 2% antes de decidir relaxar a política monetária.

Segundo ele, o Fed não está longe de chegar a esse nível de confiança e, se a economia do país evoluir conforme o previsto, será apropriado cortar juros.

Na audiência no Senado dos EUA, Powell ressaltou que a taxa básica está "bem restritiva" e qualificou a posição atual da política monetária como "correta".

continua após publicidade

Política fiscal

Powell também negou que a política fiscal esteja em um ponto que sobrecarrega a monetária. Ainda assim, ele defendeu que o Congresso deve voltar a ter discussões sobre a retomada da sustentabilidade da dívida pública.

Moeda digital

continua após publicidade

O presidente do Federal Reserve ainda negou que a autoridade monetária esteja prestes a recomendar a emissão de uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês).

Na audiência no Senado norte-americano, Powell ressaltou que, se eventualmente o instrumento for adotado, o processo ocorrerá por meio do sistema bancário.

De acordo com ele, o modelo será diferente do implementado pela China, que controla a ferramenta através do governo. De qualquer forma, os EUA não estão nem "remotamente perto" de ter uma CBDC, segundo ele.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Powell diz que economia dos EUA cresce em ritmo sustentável, sólido, forte e saudável"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!