MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Política monetária ficará em nível restritivo o tempo que for necessário, diz presidente do BCE

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reiterou nesta quinta-feira, 25, o compromisso em manter a política monetária em nível restritivo pelo "tempo que for necessário" para reduzir a inflação na zona do euro à meta de 2% de manei

André Marinho e Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho e Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)
Publicado em 25.01.2024, 13:11:00 Editado em 25.01.2024, 13:14:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reiterou nesta quinta-feira, 25, o compromisso em manter a política monetária em nível restritivo pelo "tempo que for necessário" para reduzir a inflação na zona do euro à meta de 2% de maneira ágil. Em coletiva de imprensa após decisão de juros, Lagarde reforçou que a instituição está determinada a assegurar a estabilidade de preços.

continua após publicidade

Segundo ela, as taxas básicas atualmente estão em nível adequado para conter a escalada inflacionária. "As decisões serão tomadas de acordo com os indicadores", destacou.

A banqueira central ressaltou que os dados mais recentes têm confirmado as projeções do BCE. De acordo com ela, a inflação subjacente continua arrefecendo, em um sinal de que a política está sendo transmitida à atividade conforme o esperado.

continua após publicidade

Lagarde afirmou ainda que os riscos ao crescimento econômico da zona do euro pendem para baixo, em meio à manutenção da política monetária em nível restritivo e uma série de outros fatores.

Ela comentou que a atividade na região deve ter estagnado no quarto trimestre de 2023 e que os indicadores mais recentes sugerem uma fraqueza.

Para ela, os riscos geopolíticos, principalmente no Oriente Médio, podem afetar negativamente o ambiente econômico e também constituem um potencial fator de aceleração da inflação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Política monetária ficará em nível restritivo o tempo que for necessário, diz presidente do BCE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!